4 tipos de trajes para casamento: como escolher o visual ideal?

Para uma noiva que deseja uma festa de casamento perfeita, todo detalhe importa. Da decoração ao convite, da roupa das madrinhas à dos convidados. Mas é possível influenciar nos trajes para casamento dessas pessoas sem ser indelicada?

Como a roupa está relacionada ao estilo da festa, é importante esclarecer aos convidados como eles devem se vestir. Apesar de algumas pessoas acharem que essa postura já não existe mais, indicar o traje para o casamento ajuda os convidados a se vestirem.

Neste artigo, você vai entender que o casamento ser diurno ou noturno influencia no tipo de roupa, como a indicação do traje deve constar nos convites e quais os principais tipos de traje. Confira!

Como o horário influencia nos trajes de um casamento?

Não é só o estilo da festa que faz diferença no traje dos convidados do seu casamento. O horário também influencia bastante e precisa combinar com a proposta que você quer. Assim como veremos a seguir, existem trajes que vão desde os mais informais até os mais formais.

Trajes informais, como esporte fino, até podem ser o estilo de festas noturnas, mas funcionam muito bem para casamentos durante o dia. Afinal, terno e gravata em cores escuras não combinam muito com a descontração de uma festa à luz do sol.

Geralmente, os casamentos diurnos acontecem no horário do almoço ou fim da tarde, para aproveitar o pôr do sol. Os locais mais comuns para essas festas são praias e sítios.

No caso das festas noturnas, você também pode abusar da formalidade e do luxo. Para as mulheres, o traje, o estilo e o horário também precisam ser equivalentes para que elas possam escolher a melhor maquiagem.

Como devo colocar a indicação de traje no convite?

Como vimos, indicar o traje da festa é recomendado para que os convidados não fiquem perdidos na hora de se arrumar para a cerimônia e para que a festa tenha harmonia.

Para recomendar o traje aos convidados, você pode escrever o tipo de roupa no rodapé do convite e explicar mais ou menos do que se trata. Caso você decida fazer um site para o casamento, pode colocar exemplos dos trajes. Assim, fica mais fácil para seus convidados visualizarem qual é o estilo.

Se você realmente não quer indicar o traje no convite, você pode fazer algumas sugestões sutis de como será o estilo. Um convite tradicional, com letras cursivas, e indicações de que a festa será mais luxuosa dão a entender que o estilo deve ser formal.

Já um design descontraído e uma festa durante o dia sugerem que o estilo do traje é mais leve. No entanto, é bom lembrar que nada disso funciona tanto quanto uma indicação explícita do traje.

Quais são os principais tipos de traje?

Se você ainda não sabe qual traje deve pedir aos seus convidados, pense primeiro no estilo da festa. Afinal, essas coisas andam juntas. Pesquise sobre as tendências de casamentos diurnos e noturnos, analise as roupas de cada estilo e avalie se combinam com o que você quer.

1. Esporte

Mesmo que ele não seja aconselhado para casamentos, vale a pena esclarecer o que é o traje esporte para que você entenda melhor o esporte fino. O traje esporte é o traje do dia a dia, que utilizamos em churrascos com amigos aos fins de semana e aniversários informais.

Na prática, esse traje pede camisa pólo, jeans e bermuda de alfaiataria para homens. No caso das mulheres, sandália baixa e vestido curto cai bem.

2. Esporte fino

O esporte é um traje que já ganha alguma formalidade e funciona muito bem para eventos diurnos. Se você quiser esse estilo para a noite, fique atento ao tipo e tamanho da festa. Em uma recepção pequena para pessoas íntimas cabe bem, mas em uma festa mais formal, não.

Para homens, o esporte fino dispensa gravatas. Um traje adequado é camisa social, calça de sarja e um bom conjunto de cinto e sapatos. Se estiver frio, um suéter cai bem, assim como o blazer. Como ele não é tão formal, os convidados podem ousar nas cores e texturas.

Para as mulheres, os vestidos são curtos, os penteados devem ser básicos, assim como a maquiagem. Outras opções são as saias e calças de alfaiataria.

3. Passeio completo

O passeio completo é o tradicional terno e gravata para homens e vestido para as mulheres. Como ele é mais formal, não é possível ousar muito. Mas, para se destacar, os convidados podem escolher cortes e tecidos diferenciados.

O tamanho do vestido fica à escolha das mulheres, podendo ser curto ou longo. O importante é que ele tenha formalidade e seja um vestido “de festa”.

Também é válido lembrar que o passeio completo para o dia, assim como o esporte fino, pede tons claros. Mesmo nesses tons, eles não deixam de perder a formalidade. Nem sempre um evento diurno precisa ser informal, certo?

4. Black Tie ou gala

Apesar de mais raro, esse traje é uma ótima alternativa para quem deseja uma festa de luxo. Nesse estilo, os homens devem usar smoking e as mulheres vestidos longos. É o tipo de traje que pede uma formalidade que combina mais com as festas noturnas.

Apesar de ter um modelo único, o smoking pode ter diferenças na qualidade do tecido e em alguns complementos que os convidados homens podem usar, como o colete.

Como acessórios, as mulheres podem apostar nas joias e investir em maquiagem e penteados. Esse é com certeza o estilo em que elas podem abusar do luxo!

Agora você já conhece os principais estilos de trajes para casamento e por que eles devem combinar com a proposta da festa. Para garantir a harmonia, não tenha receio de indicar no seu convite. Assim, você também ajuda o convidado a escolher a própria roupa. Para não errar, veja fotografias de cada estilo e avalie qual combina mais com seu ideal de festa!

Gostou das nossas dicas? O que acha de conhecer mais sobre as opções de traje para padrinhos e madrinhas?