7 aplicativos para eventos que todo organizador deve conhecer

Quem nunca se sentiu perdido em meio a uma rotina agitada cheia de tarefas e compromissos que atire a primeira pedra. Dividir-se entre tantos afazeres certamente não é nada fácil, especialmente quando o trabalho é gerenciar e organizar eventos. É exatamente essa dificuldade que leva os profissionais a buscarem toda ferramenta e aplicativo para eventos que facilitem seu dia a dia.

Felizmente, a tecnologia não nos deixa na mão e os recursos disponíveis trazem comodidade, praticidade, segurança e produtividade para o organizador de eventos. Entre eles, os mais usados oferecem funcionalidades essenciais, como criação de listas de tarefas, delegação de atividades, inclusão de arquivos e comentários, e até o acompanhamento da produtividade.

Tais aplicativos são essenciais para a rotina do organizador de eventos e podem ser o diferencial que tornará o evento um verdadeiro sucesso. Afinal, o bom planejamento é a chave para um trabalho benfeito.

Assim, para que você não precise mais quebrar a cabeça para organizar todos os seus projetos, elaboramos este post. Nele, listamos sete aplicativos para eventos que vão salvar o seu trabalho. Achou interessante? Então, prossiga a leitura!

1. Evernote

Disponível nas lojas Google Play e Apple Store, o Evernote é o aplicativo ideal para fazer anotações rápidas e catalogá-las de maneira eficiente. Basicamente, a ferramenta funciona como um bloco de notas turbinado, permitindo que o usuário sincronize e comente os conteúdos em plataformas e dispositivos diferentes.

Com ele, você pode criar listas de tarefas para seus eventos. Também é possível anexar fotos, vídeos, áudios, PDFs e criar lembretes. Outra funcionalidade interessante do aplicativo é a pesquisa, que permite encontrar rapidamente uma nota criada, além da opção de compartilhamento das anotações. 

2. Trello

Para quem precisa lidar com vários eventos ao mesmo tempo sem perder o controle e a organização, o Trello é a ferramenta certa. Trata-se de um aplicativo de fácil visualização que permite acompanhar e gerenciar diversos tipos de projeto, e está disponível no Google Play e na Apple Store

Uma funcionalidade interessante do aplicativo é a atribuição de quadros (cards) para cada etapa do processo, que podem ser configurados com as opções de “A fazer”, “Em progresso” e ” Pronto”. Com essa ferramenta também é possível criar listas de tarefas, adicionar checklists, anexar arquivos, criar etiquetas, fazer comentários e até definir prazos e responsáveis.

O Trello permite, ainda, que você adicione outras pessoas ao projeto para que elas possam colaborar na organização.

3. Mindmeister

Continuando a nossa lista de aplicativos para eventos trazemos o Mindmeister. Esse aplicativo traz uma técnica extremamente eficiente para a organização de ideias: o mapa mental. A ferramenta se encontra disponível tanto no Google Play quanto na Apple Store e conta com um visual simples, permitindo que o usuário se habitue com facilidade.

Basicamente, o aplicativo permite que o usuário relacione ideias em uma mesma interface, criando uma espécie de árvore genealógica. Além disso, é possível acessar os mapas criados em diferentes plataformas, compartilhá-los com a equipe e editá-los simultaneamente.

4. Todoist

Como é um dos aplicativos de gerenciamento de tarefas mais conhecidos, o Todoist é indispensável para um bom organizador de eventos. Ele pode ser usado tanto na sua versão web quanto nas versões para dispositivos móveis, sendo encontrado na Apple Store e no Google Play.

A ferramenta conta com design simples e permite a criação de projetos — que também podem ser divididos em subprojetos —, além de possibilitar a delegação de tarefas e a inclusão de comentários. Com ele, você também pode organizar as tarefas de acordo com o grau de prioridade e acompanhar a sua produtividade.

5. Google Agenda

Certamente um dos desafios enfrentados diariamente pelo organizador de eventos é o gerenciamento do tempo. Afinal, para que tudo ocorra dentro do planejado, é preciso ter um cronograma cuidadosamente elaborado. Para isso, você pode contar com o Google Agenda, que pode ser sincronizado com a sua conta do Gmail e com os aplicativos de agenda do seu smartphone.

A ferramenta é encontrada gratuitamente no Google Play e na Apple Store, sendo uma forte aliada para garantir a otimização do seu tempo. Entre suas funcionalidades podemos destacar a definição de tarefas diárias, semanais e mensais usando lembretes.

Com o aplicativo, o usuário também tem a possibilidade de criar e acompanhar metas, visto que o Google Agenda permite programar horários de forma automática.

6. Organizze

Ponto crucial para que um evento seja bem-sucedido, o controle financeiro pode ser uma fonte de problemas para o organizador de eventos. Contudo, com a ajuda do Organizze você poderá ficar tranquilo, pois a ferramenta permite o gerenciamento de contas a qualquer hora e em qualquer lugar.

Com ele, o usuário pode acompanhar as despesas do evento, acessar múltiplas contas e ainda verificar transferências, receitas e os demonstrativos de lançamentos de cada mês. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente no Google Play e na Apple Store.

7. Slack

Manter uma comunicação organizada e eficiente entre a equipe é um ponto-chave para o sucesso do evento. O Slack é o aplicativo perfeito para garantir esse quesito. Com ele, toda a conversação dos membros do projeto pode ser centralizada em um único canal de comunicação, o que facilita a troca de informações.

Além disso, o aplicativo ainda possibilita a integração com outras ferramentas, como Dropbox, Google Drive, YouTube e Hangouts. Assim, a comunicação interna se torna mais simples e segura. Como os demais aplicativos listados, o Slack pode ser encontrado no Google Play e na Apple Store.

Como você pôde perceber, existem diversos aplicativos para eventos capazes de otimizar e facilitar o seu trabalho. Cada um deles conta com funcionalidades específicas para um objetivo e, caso sejam usados em conjunto, se tornam ainda mais eficazes. Por isso, não perca tempo e comece logo a usar os que mais se adéquam às suas funções!

E aí, já escolheu o seu aplicativo para eventos favorito? Então, antes de começar a usá-lo não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Assim, você ajuda outras pessoas a encontrarem formas simples para organizar seus próprios projetos!