Afinal, qual é o objetivo da projeção mapeada em um evento?

A projeção mapeada, também conhecida como video mapping, é uma antiga técnica que pode revolucionar seus eventos e impactar os convidados. Desenvolvida em meados da década de 1960, essa tecnologia vem ganhando novos elementos e conta com a capacidade de projetar imagens em qualquer superfície — dando movimento a objetos estáticos, enriquecendo as estruturas com linguagem visual e enchendo os olhos de quem vê.

Não importa qual seja o tema ou o objetivo do evento, essa ferramenta pode contribuir. Por meio dela, qualquer prédio, carro, barco e até mesmo uma montanha podem ser usados para a projeção mapeada. Um bom exemplo dos poderes de tal solução é o castelo da Disney, utilizado como superfície para a projeção de imagens de desenhos animados, que se movimentam e interagem com o público.

A projeção mapeada pode estar presente também em locais do nosso cotidiano, como os prédios das grandes cidades. Além disso, o mapeamento digital pode ser adotado para diferentes finalidades, como para promover publicidade, entretenimento, informação, arte, interação, entre outras.

Interessou-se pelo tema e quer saber mais sobre essa tecnologia? Neste post explicamos o que é projeção mapeada e seus objetivos, mostrando sua importância para eventos, bem como as vantagens oferecidas. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é projeção mapeada?

Projeção mapeada é um recurso tecnológico que permite projetar imagens em qualquer superfície. Até mesmo estruturas irregulares, como fachadas, garrafas, automóveis, paredes e edifícios servem como aparato para que cenários sejam criados por meio da linguagem visual.

Dessa forma, telas dinâmicas se formam, nas quais objetos inanimados ganham vida e movimento, transmitindo ilusões óticas e dimensões extras que vão além de uma projeção comum para quem assiste.

Como funciona?

Para o funcionamento da projeção mapeada, é necessário que haja duas tecnologias principais: os videoprojetores e o software de criação de conteúdo — geralmente operados por um técnico de projeção e um gestor de imagens.

A principal função dessa ferramenta é desenvolver e animar estruturas e superfícies com imagens em 2D ou 3D. A lente do projetor precisa estar posicionada corretamente para que o conteúdo seja projetado justamente no local mapeado, ou seja, o ponto de referência.

Muitos aspectos devem ser levados em conta para a projeção mapeada, como a estrutura da superfície (ou objeto) a ser mapeada, sua textura, suas cores, suas dimensões etc. Por isso é tão importante realizar testes e ensaios, para que os profissionais responsáveis pela operação estejam entrosados e sincronizados.

Quais são os principais objetivos dessa tecnologia em um evento?

Como já dito, a projeção mapeada pode ser utilizada para diferentes objetivos na organização de um evento. Evidentemente que tudo depende da proposta e do tema da atividade. Em linhas gerais, a tecnologia pode ser usada para fazer publicidade, expondo marcas e produtos da empresa organizadora ou dos patrocinadores, por exemplo.

Também é possível adotar a projeção mapeada para entreter o público por meio de imagens em movimento, para divulgar expressões artísticas ou apenas para decorar o ambiente do evento. As possibilidades são diversas e dependem estritamente da criatividade dos organizadores e dos responsáveis pela operação da ferramenta.

Por que é importante usar projeção mapeada em eventos?

A importância de utilizar a projeção mapeada em eventos fica por conta principalmente do diferencial que a tecnologia confere à atividade, sobretudo a dinâmica e a interação.

Isso acontece porque o mapeamento digital tem a capacidade de substituir a antiga cenografia e os projetos de decoração mais tradicionais. Portanto, sua atuação propõe uma certa revolução na organização de eventos de distintos gêneros — seja corporativo, seja uma festa de casamento —, tornando-se uma tendência que pode render um bom Retorno Sobre o Investimento (ROI).

Corroborando com a era digital, o recurso ainda tem a flexibilidade de funcionar nas mais diversas superfícies, podendo explorar inúmeras possibilidades e interagir com os convidados.

Quais são as principais vantagens de utilizar projeção mapeada?

Depois de compreendermos o que é projeção mapeada, assim como seus objetivos e sua importância, partimos agora para as vantagens de usar a tecnologia em eventos. Confira!

Aproveita todas as superfícies

Essa talvez seja a principal vantagem da projeção mapeada. Não importa qual seja o local escolhido para o evento ou mesmo o objeto onde se pretende desenvolver o mapeamento digital: é possível projetar imagens e criar inúmeros cenários.

Como já dissemos, qualquer estrutura é passível de ser adequada. Para isso, é necessário considerar alguns pontos essenciais como dimensões, texturas, cores e irregularidades para que a projeção seja da melhor qualidade.

Impacta e encanta os convidados

As imagens em movimento, as ilusões óticas e a projeção em 3D não só chamam a atenção como conseguem impactar os convidados por meio do conteúdo visual e digital.

Os efeitos mágicos do mapeamento digital, inclusive, podem ser uma das principais atrações do evento.

Projeta imagens com interação e tecnologia

A interatividade aliada à tecnologia resulta em experiências positivas e marcantes. Esse aspecto é essencial para que o evento atinja seus objetivos e para que a mensagem seja transmitida com qualidade e eficiência.

O foco na experiência do público, aliás, tem sido uma estratégia de marketing usada por muitas marcas e empresas em eventos e na promoção de produtos.

Concede vida às imagens

O mapeamento digital tem o poder de trazer vida às imagens, com projeções em duas ou três dimensões que dão um ar de realidade à produção em qualquer superfície. Essas imagens em movimento e em alta resolução impactam ainda mais os convidados e melhoram comunicação por meio da linguagem visual.

Contribui com a criatividade

Na verdade, a projeção mapeada permite que a criatividade e as ideias sejam materializadas em imagens. Esse tipo de recurso serve para diferentes contextos e objetivos, mas o mais importante mesmo é explorar as possibilidades de inovação que a ferramenta permite. Então liberte a mente e seja criativo para o sucesso do evento!

Traz inovação aos eventos

Como acabamos de mencionar, a inovação é mais uma vantagem que a projeção mapeada confere ao evento. Ela substitui as decorações convencionais, permite sair da mesmice e alcançar a diferenciação. Lembrando: inovação e tecnologia resultam em boas experiências!

A projeção mapeada (ou videomapping, como alguns preferem chamar) pode ser o elemento ideal para tornar seus eventos ainda mais impactantes, chamativos e interessantes. Adapte a ferramenta aos objetivos e ao tema da atividade, bem como ao perfil dos convidados e gere experiências positivas e interativas — para entretenimento corporativo ou para qualquer outro gênero.

Aproveitando a deixa, que tal conferir agora algumas dicas para penteado de noiva?