Casamento na igreja: como fazer uma cerimônia inesquecível?

Para muitos casais, o casamento na igreja tem importância igual ou ainda maior que a festa realizada em prol da união. Por isso, quem realiza a cerimônia em uma instituição religiosa, com certeza, espera que seja um marco de amor e fé perante a sociedade.

Existem, contudo, alguns cuidados que precisam ser tomados para tornar esse momento único e inesquecível. Há a documentação que precisa ser providenciada, a decoração mais sutil, as taxas da igreja e as regras para entrada e saída do altar, entre outros itens.

Para que tudo saia conforme planejado e sonhado pelo casal, preparamos este post especial com dicas úteis e valiosas sobre como organizar um casamento perfeito na igreja!

Continue a leitura e siga cada passo! 

Casamento na igreja: o que não pode faltar

Mesmo que a criatividade e a inovação sejam importantes em qualquer evento, em muitas instituições religiosas há certas tradições ou costumes que acabam sendo seguidas pela maioria dos casais, principalmente por fazerem parte do sonho do casamento ideal.

Contudo, independentemente das novidades ou leituras diferentes que o casal deseja fazer na cerimônia religiosa, há certa burocracia que precisa ser levada em conta e que é obrigatória na maioria dos casamentos religiosos.

Reserva

Assim como é feito com os salões de festa e todos os fornecedores do casamento, é importante reservar, com um ano de antecedência, a data na igreja. 

Outra dica é ficar atento para descobrir as datas de abertura de reservas. Em muitas igrejas, isso é feito só uma vez ao ano.

Também seja flexível. Se for muito importante casar em determinada igreja, cogite mudar a data do casamento se não houver vaga para a primeira opção escolhida.

Documentação

Assim como o casamento civil, a cerimônia na igreja também envolve a apresentação de alguns documentos.

Normalmente, na maioria das instituições, basta apresentar documentos como certidão de nascimento, RG, CPF e o que tiver alguma espécie de ligação com aquela religião, como batismo, por exemplo.

Contudo, em igrejas tradicionais como a católica, é pedida uma documentação mais extensa:

  • comprovante de pagamento das taxas da igreja;
  • cópias autenticadas do CPF e do RG do casal;
  • certidão de batismo dos noivos;
  • cópia do comprovante de residência do casal;
  • certificação da conclusão do curso de noivos;
  • ficha cadastral preenchida de duas testemunhas para o enlace.

O fundamental é que os noivos ou a assessoria de casamento contratada busque as informações necessárias e providencie todos os documentos no tempo limite permitido.

Taxas da igreja

Além de todos os gastos com a festa, é importante os noivos se programarem para as eventuais taxas, muitas vezes cobradas nas igrejas.

Verifique, por exemplo, se a igreja exige filmagem e fotografia de profissionais indicados por ela e se cobra algum valor caso sejam outros fornecedores.

Também há templos que cobram taxas especiais se a noiva chegar muito atrasada ou se os noivos pertencerem a outra paróquia, como no caso da Igreja Católica. São detalhes que podem fazer grande diferença na planilha financeira do casamento. 

Casamento civil e religioso

Para facilitar o processo de união civil e ainda contar com familiares e amigos presenciando esse momento único, muitos casais optam pelo enlace civil e religioso em uma cerimônia só.

O nome legal desse procedimento é casamento religioso com efeito civil. Para que isso aconteça, é preciso atentar para alguns detalhes: entre 30 e 60 dias antes da data do casamento religioso, o casal, junto às testemunhas, deve dar entrada no processo de casamento no cartório.

A partir daí, deve-se aguardar para retirar a certidão de habilitação, documento que comprova que os noivos estão aptos a contrair o matrimônio.

Com a certidão em mãos, solicita-se, na igreja, o documento chamado “casamento religioso com efeito civil”. O termo será assinado, no dia do enlace, pelos noivos, padrinhos e celebrante.

Terminada a cerimônia, o documento deve ser levado para o cartório, onde será registrada a união, para que os noivos possam retirar, finalmente, a certidão de casamento.

Casamento na igreja: como torná-lo inesquecível!

De forma geral, é um momento único, não somente para o casal que está se unindo oficialmente, como para todos aqueles que acompanham a história e desejam participar do enlace.

Caprichar na decoração, na música escolhida para entrada e saída de noivos e padrinhos, e até em certos detalhes no cerimonial pode fazer toda a diferença para tornar o casamento na igreja inesquecível!

Observam, é claro, alguns cuidados por se tratar de um evento de cunho religioso. Por exemplo, as roupas dos convidados e madrinhas não devem ser muito curtas e é preciso evitar qualquer brincadeira no altar, ponto máximo do sagrado no local.

Veja outras dicas para acertar na sua celebração:

Decoração e flores

A decoração e a escolha das flores que vão adornar a igreja são partes fundamentais para tornar a cerimônia linda e harmoniosa. É preciso, por isso, ter cuidado com detalhes como o horário da cerimônia, já que a noite pede elementos decorativos mais sofisticados. Se a celebração for diurna, a decoração pode ser mais clean, com cores neutras, como o branco.

Outro ponto essencial é verificar se haverá mais cerimônias naquele dia, o que é um fator muito comum. Se esse for o caso, pode ser que a igreja tenha apenas uma decoração para todas as cerimônias, a fim de não haver atrasos. 

Caso o seu casamento seja o único do dia, é necessário que a equipe responsável chegue para a arrumação com, pelo menos, duas horas de antecedência.  

Outra dica importante é valorizar a arquitetura do templo e adotar o minimalismo (menos é mais!) para criar uma decoração elegante e sem excessos visuais. Geralmente, as igrejas possuem pinturas belíssimas que, por si só, já criam uma decoração impecável e de muito bom gosto.

Já as flores podem seguir o estilo que os noivos desejarem para a cerimônia. Para um ambiente sofisticado e sóbrio, é bom apostar em rosas brancas, lisiantos, orquídeas, lírios, tulipas e lavandas.

Se a ideia é criar uma atmosfera mais alegre e descontraída, boas opções para a decoração são gérberas, hortênsias, flores do campo, astromélias e girassóis.

Entrada e saída dos noivos

Via de regra, a entrada na igreja costuma seguir uma ordem bem simples, porém marcante, sendo que a chegada da noiva é um dos momentos mais aguardados nessa etapa.

Por isso, deve-se escolher logo daminhas, pajens, padrinhos e madrinhas, pois serão parte importante desse momento. Logo em seguida, devem entrar a mãe do noivo com ele e, por fim, a noiva e seu acompanhante, que não precisa ser necessariamente o pai.

Na hora da saída, os padrinhos costumam ser os primeiros a sair com o objetivo de formar um corredor para a passagem dos noivos. Logo em seguida, deixam o altar os pais da noiva e os do noivo.

Por último devem sair os noivos, atrás das daminhas e dos pajens. Esse momento da saída dos recém-casados também é muito esperado, pois é quando é jogada a chuva de arroz, por todos os convidados, desejando prosperidade e felicidade ao casal.

Atualmente, o arroz é substituído, muitas vezes, por pétalas de flores ou as famosas bolinhas de sabão, que, além de darem um ar mais jovial ao encerramento da cerimônia, promovem um efeito muito bonito nas fotos.

Músicas e cânticos

As músicas, em qualquer cerimônia, são essenciais para dar o tom da emoção em cada parte do evento. Há casais que preferem música clássica, e outros que colocam até hino de futebol. A escolha vai do perfil e gosto de cada casal. 

Em muitas instituições, os membros também se encarregam de parte da trilha sonora, com cânticos e louvores, como no caso das evangélicas.

De qualquer forma, cada entrada (dois noivos, padrinhos, daminhas e pajens) deve ter uma música diferente, e até o celebrante deve saber a ordem das entradas de cada som para conduzir a cerimônia com harmonia.

Dessa forma, planejando tudo com antecedência, você pode tornar o casamento na igreja uma celebração linda e emocionante, digna dos mais belos filmes românticos da história do cinema! Seguindo cada dica do nosso post, será possível aproveitar o esperado dia com toda tranquilidade que ele merece! E você também!

E aí, gostou do nosso artigo? Leia outro post para saber mais sobre como planejar um casamento perfeito.