Chá bar: o que é, como funciona e mais!

Indicado para os casais mais modernos e descontraídos, o chá bar é um evento que vem ganhando cada vez mais destaque no universo casamenteiro. Na verdade, ele é considerado uma versão mais atualizada do famoso chá de panela e, sem dúvidas, é um dos momentos mais importantes que antecedem o tão esperado grande dia.

Mas apesar da popularidade crescente, ainda é comum surgirem algumas dúvidas relacionadas a essa festa. Afinal, como deve ser a decoração do chá bar? Que tipo de comida pode ser servida? Quais são as brincadeiras perfeitas para o evento? Como a lista de presentes é elaborada?

Pensando nisso, elaboramos este post. Nele, responderemos essas e outras perguntas. Dessa forma, você não precisará se preocupar quando for organizar o seu chá bar. Achou interessante e quer descobrir mais sobre esse tipo de festa? Então prossiga a leitura!

O que é um chá bar?

Basicamente, o chá bar é um evento que tem como objetivo reunir os amigos e parentes mais próximos dos noivos para um momento de descontração antes do dia do matrimônio. Além disso, ele é ideal para ajudar o casal a adquirir os utensílios da casa — fundamentais para quem está iniciando uma vida a dois.

Outra característica desse evento é que, ao contrário do tradicional chá de panela, ele é voltado tanto para os homens quanto para as mulheres. Isso permite que o noivo participe mais dos preparativos para o casamento, além da festa não ficar restrita à presença exclusiva de mulheres, o que torna o evento ainda mais interessante. 

Como ele funciona?

Para fazer um chá bar de sucesso, os noivos precisam estar atentos a vários detalhes relacionados à forma como esse evento funciona. Afinal, apesar de ser um evento simples, é fundamental ter um bom planejamento de cada detalhe. Sendo assim, aspectos como data, local, lista de presentes e decoração merecem atenção especial. Confira agora mais detalhes sobre cada um deles!

Local

O local do evento deve ser escolhido com cuidado. É necessário que seja um ambiente confortável e descontraído, permitindo que os convidados se sintam mais à vontade.

Além disso, é importante que ele tenha espaço suficiente para que as brincadeiras clássicas do evento sejam realizadas. Em geral, os casais optam por usar a casa dos pais ou até uma chácara.

Data

Para evitar tumultos e correria, é importante que o chá bar seja realizado cerca de quatro meses antes do casamento. Dessa forma, o evento não atrapalha os preparativos para o grande dia e os noivos terão tempo suficiente para conferir o que ganharam e o que ainda podem incluir na lista de presentes de casamento.

Lista de presentes

É função dos noivos decidir o que querem ganhar de presente no chá bar. Por isso, é fundamental disponibilizar uma lista com os itens desejados com certa antecedência, permitindo que os convidados possam se organizar. 

Finalmente, lembre-se de que, para esse evento, os presentes devem ser mais simples, incluindo essencialmente utensílios usados no cotidiano do casal.

Decoração

Não existem muitas regras em relação à decoração do chá bar, o que garante mais liberdade aos noivos. Apesar disso, muitos casais optam por uma decoração temática de bar, incluindo elementos ligados aos botecos no ambiente da festa. No entanto, também é possível escolher decorações com estilo mais clássico. Ou seja, o que vale é respeitar o gosto de cada um.

Quais são as brincadeiras para chá bar?

Para que a festa não fique monótona, o casal pode apostar em algumas dinâmicas interessantes. Afinal, elas criarão um momento de descontração entre os convidados, trazendo mais leveza para a reunião. Por isso, não podíamos deixar de trazer algumas dicas de brincadeiras clássicas para animar esse tipo de evento. Veja:

Adivinhação

Essa brincadeira clássica está presente em diversos tipos de eventos e, portanto, não pode faltar no seu chá bar. Na prática, ela é bem simples, consistindo em um jogo em que o casal deve adivinhar qual é o presente e quem deu baseado na embalagem da lembrança. Mas não para por aí. A parte divertida acontece quando os noivos erram e precisam pagar uma prenda escolhida pelos convidados. 

Quiz do amor

Nesse jogo, os noivos precisam demonstrar o quanto se conhecem. Para isso, o casal deve se colocar de costas um para o outro enquanto os convidados fazem perguntas, como “qual a comida preferida dele?” ou “quais são as manias dela?”. No fim, quem acertar mais respostas escolhe um mico para o outro pagar.

Encontre o anel

Esse jogo serve para criar uma disputa divertida entre o casal. Basicamente, a brincadeira consiste em esconder um anel dentro de uma tigela cheia de farinha e desafiar os noivos a encontrá-lo. Assim, quem conseguir achar o objeto primeiro ganha o direito de escolher um desafio para o parceiro cumprir.

Qual é o cardápio ideal para o chá bar?

O cardápio do chá bar varia muito de acordo com o gosto dos noivos, podendo oferecer tanto petiscos mais simples quanto algo mais elaborado. Assim, caso a festa seja temática, o casal deve escolher comes e bebes alinhados ao tema do evento. Do contrário, o cardápio pode ser criado com mais liberdade.

Contudo, apesar de não existirem muitas regras nesse sentido, grande parte dos casais optam por oferecer comidinhas mais simples e práticas, especialmente os quitutes clássicos dos bares. Churrasco e finger foods também fazem sucesso nesse tipo de festa.

Além disso, o menu do chá bar pode contemplar diferentes bebidas. Em geral, vinhos, cervejas artesanais, drinks e coquetéis são os mais escolhidos pelos noivos. Por fim, caso seja do gosto do casal, o evento também pode oferecer doces simples aos convidados, como os famosos beijinho e brigadeiro. 

Como você pôde perceber, o chá bar é uma festa inovadora e interessante, capaz de garantir ótimas lembranças para o casal. Contudo ela apresenta vários detalhes importantes, sendo necessário estar atento à cada um deles para que tudo saia exatamente como o esperado.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então não deixe de ler nosso próximo artigo e conheça os 7 segredos de uma festa de casamento animada!