Como Escolher a Data do Casamento

Marcar a data do casamento é o primeiro passo para todo o planejamento da cerimônia e festa.

Alguns noivos preferem escolher uma data que tenha um significado afetivo, como o dia do primeiro beijo ou o dia em que ele pediu sua amada em casamento.

Geralmente, após decidirem se casar, os noivos preparam tudo com um ano de antecedência, lembramos que isso não é regra, alguns casais realizam o Grande Dia em alguns meses.

Porém, destacamos que é importante que você consiga organizar tudo com calma, sem estresse desnecessário.

Preparamos 4 dicas para ajudar você a escolher sua data do casamento com facilidade:

Orçamento

O orçamento disponível para a realização do casamento é um grande influenciador da data de casamento, visto que os meses de janeiro, maio, setembro e dezembro são os mais escolhidos pelos noivos para o seu Grande Dia, logo, todos os fornecedores apresentam valores mais altos pela prestação de serviços, já que a procura é grande.

Já em meses como julho, agosto, que costumam ter menos realizações de casamentos, os valores tendem a ser menores e colaboram com a sua economia.

Então se você e o seu noivo querem economizar, vale escolher uma data menos procurada pelos outros casais.

Significado Afetivo

Se vocês querem escolher uma data com um significado importante para ambos, listem todas que vocês tiveram um acontecimento incrível e julgam inesquecível.

Após isso, vocês devem escolher aquela que, de alguma forma, é mais especial para o casal.

Estação do Ano

Você e o seu noivo gostam mais do verão ou do inverno? Ou preferem meia estação?

Se vocês já decidiram em qual estação querem se casar, levando em consideração que cada uma dura três meses, devem escolher o mês preferido e depois a data.

Neste ponto se abre um leque de opções, por exemplo: se você gosta do verão, mas prefere que o casamento não seja em um dia que as temperaturas estejam altas, pode escolher o início da estação para o casamento acontecer, quando o calor não está tão intenso.

Se você gosta do inverno e quer um dia frio, para que o casamento aconteça em um lugar aconchegante, climatizado, com pratos quentes, deve optar por um dia onde já esteja bem frio… e assim por diante.

Tudo vai depender das suas preferências e do seu noivo.

Aqui também é importante se informar sobre o clima da época que você está pensando em casar: se acontece muita chuva, ou é muito seco, se há possibilidade de tempestades tropicais, fatores que podem atrapalhar totalmente o seu Grande Dia.

Feriados

Os feriados podem ser uma boa opção para casais que pretendem realizar o casamento em outra cidade, onde os convidados precisam se programar para viajar até o local da cerimônia.

A dica é optar por feriados prolongados, dessa forma as pessoas podem viajar tranquilas, com tempo para ir e voltar sem pressa e preocupações.

Esperamos ter ajudado você na escolha da data do casamento. Fique de olho em nosso blog e em nossas redes sociais – Facebook e Instagram – estamos sempre com novidades e dicas para casamentos.

Fábrika de Eventos Logo