Como escolher fornecedores: saiba o que precisa ser observado antes

Organizar um evento corporativo é um grande desafio para qualquer profissional. São inúmeros detalhes que precisam ser administrados dentro da rotina corrida do trabalho. Justamente nesse momento conturbado, surge a dúvida: como escolher fornecedores capazes de garantir o sucesso do evento?

Essa dúvida é bastante comum, pois a escolha dos fornecedores interfere diretamente na qualidade do evento corporativo. Afinal, qualquer falha do fornecedor, seja a falta de pontualidade ou a baixa qualidade do produto oferecido, traz grandes transtornos e pode gerar a insatisfação tanto dos organizadores quanto do público.

Para evitar que isso aconteça, é imprescindível observar alguns pontos antes de escolher o fornecedor ideal. Alguns deles são a pontualidade e a seriedade da empresa, a excelência dos serviços prestados, a experiência de mercado e a qualidade dos produtos.

Foi pensando nisso que elaboramos este post. Nele, você vai descobrir exatamente o que precisa analisar ao escolher fornecedores para o seu evento. Prossiga a leitura e descubra tudo sobre o assunto!

Qualidade dos produtos

Para escolher o fornecedor ideal e garantir um evento de sucesso, o primeiro ponto que deve ser observado é a qualidade dos produtos oferecidos. É preciso verificar se o fornecedor conseguirá atender suas necessidades e trazer propostas criativas e inovadoras, oferecendo o que há de melhor no mercado.

Portanto, faça uma avaliação profunda sobre cada fornecedor e entre em contato com eles para conhecer seus produtos. Verifique seus portfólios e procure saber se trabalham somente com materiais profissionais. Também é interessante investigar se o fornecedor oferece treinamentos aos funcionários para que estejam sempre capacitados — isso demonstra o comprometimento da empresa em garantir qualidade total.

Pontualidade e seriedade 

É um fato: qualquer atraso, seja ele grande ou pequeno, gera incontáveis problemas para a realização de um evento e pode até arruiná-lo completamente. Afinal, durante a organização, prazos são estabelecidos e precisam ser cumpridos. Isso garante que tudo estará pronto com a antecedência necessária para que o evento ocorra com tranquilidade e segurança.

Na hora de escolher o fornecedor, avalie a agilidade e a flexibilidade de prazos. Os melhores fornecedores estão aptos a se adequarem às necessidades dos clientes, compreendendo suas demandas e nunca os deixando na mão. Lembre-se: um fornecedor pontual demonstra seriedade, profissionalismo e respeito pelo cliente e será, sem dúvida alguma, uma excelente escolha para o seu evento!

Alinhamento estratégico

Cada empresa carrega consigo seus ideais, valores e princípios que a diferenciam no mercado. Eles são responsáveis por criar a identidade da marca e devem ser respeitados durante a escolha dos fornecedores. É importante trabalhar com empresas que tenham os mesmos princípios que a sua, pois isso evita contradições e agrega mais valor ao evento organizado.

Além disso, também vale observar se o alinhamento estratégico dos fornecedores é compatível com o da sua empresa. Analise, por exemplo, se eles buscam os canais mais rentáveis para a prática de bons preços e se estão alinhados com as novidades do mercado. Isso é importante para minimizar os custos, ficar longe de produtos ultrapassados ou obsoletos e trazer inovação para o seu evento.

Excelência do serviço prestado

No início do artigo, mostramos que um dos pontos a serem observados para se escolher fornecedores é a qualidade dos produtos. Agora, trataremos de outro ponto que costuma ser confundido com o item citado: a qualidade dos serviços.

Esse aspecto é um tanto subjetivo, mas é exatamente por isso que deve ser analisado com cuidado. Para realizar essa avaliação, você deve observar os seguintes quesitos:

  • capacidade da empresa de transmitir confiança e domínio sobre o seu trabalho;
  • apresentação pessoal dos funcionários;
  • disposição para ajudar os clientes e resolver possíveis divergências;
  • empatia e flexibilidade para tratar os clientes de forma personalizada;
  • condições de pagamento facilitadas;
  • formas de garantia de que a demanda será cumprida.

Experiência de mercado

Não é raro nos depararmos com a afirmação de que a experiência nos torna mais sábios. Se isso é verdade, não podemos afirmar. Contudo, no mundo dos negócios, a experiência de mercado pode ser um forte indicador de qualidade na prestação de serviços. Por isso, você também deve atentar-se a esse ponto na hora de escolher fornecedores.

Busque empresas que estejam atuando no mercado há mais tempo. Em geral, isso é uma garantia de que o fornecedor conhece bem o segmento em que trabalha e tem a expertise necessária para trazer as melhores soluções para o seu cliente. Além disso, a experiência de mercado também contribui para o aprimoramento do tratamento dado à clientela, o que torna a empresa mais confiável.

Preço ofertado

Por fim, o último aspecto a ser observado é o preço dos fornecedores. Faça vários orçamentos e tente encontrar as melhores ofertas. Isso é importante para que você saiba se os preços são justos, além de garantir que tenha os parâmetros necessários para realizar contrapropostas.

Não se esqueça de observar o planejamento financeiro da sua empresa e verificar se os custos oferecidos pelos fornecedores estão dentro do estimado.

Lembre-se de que é importante analisar o preço, mas ele não deve ser um fator isolado para a sua escolha. Muitas vezes, pode ser melhor escolher um fornecedor que cobre um valor um pouco mais alto, mas que garanta um serviço satisfatório. Por isso, o preço precisa ser analisado junto com os demais itens. Só assim é possível ter a noção de qual fornecedor oferece o melhor custo-benefício.

Como deu para perceber, a resposta para a dúvida sobre como escolher fornecedores é mais simples do que parece. Basta prestar atenção aos aspectos citados para ter a certeza de que você fará a escolha certa. No entanto, vale ressaltar um ponto: antes de tomar sua decisão, é extremamente importante buscar referências e conversar com pessoas que já conhecem os fornecedores — sejam antigos clientes da empresa ou outros organizadores de eventos de sua confiança.

Agora que você já sabe como escolher fornecedores para o seu evento corporativo, que tal conhecer uma empresa com experiência de mercado e qualidade garantida? Então, entre em contato com a Fabrika de Eventos. Será um prazer ajudar a garantir o sucesso do seu evento!