Confira essas 6 dicas para acertar na escolha do buffet de casamento!

Todos os preparativos exigem atenção para tornar o evento do casamento um sucesso. Isso vai desde a identidade visual até o buffet de casamento, ou seja, tudo importa. Afinal, a cerimônia é mais do que uma festa, é uma forma de celebrar o futuro a dois. Por isso, prestar atenção nas dicas de amigos, quantidade de garçons e apresentação das mesas, por exemplo, é essencial.

Pensando nisso, separamos 6 dicas para você não errar e ter a celebração mais bem-sucedida possível. Confira!

1. Defina o seu estilo e local do casamento

Se os noivos fazem mais o estilo “natureza e brisa fresca”, o casamento ao ar livre pode ser uma boa opção. Aqui é preciso tomar cuidado com alguns elementos que, provavelmente, você não seria afetada em ambientes fechados, como poeira, mudança climática, insetos, etc.

Outra preocupação é com o deslocamento dos convidados. Se você preferir que eles não se desloquem para um local mais afastado, há a casa da fazenda, no meio do Morumbi, como opção. Mas, se o seu estilo combina mais com a praia, também há boas sugestões para o seu casamento.

Porém, se você é uma noiva mais tradicional, poderá gostar do espaço Casa Petra, localizado próximo aos mais importantes acessos de São Paulo, com infraestrutura completa, elevador exclusivo, tecnologia avançada de som e vídeo, acessibilidade para deficientes, etc.

A Igreja Nossa Senhora do Brasil também é um dos espaços mais requisitados e concorridos por noivas tradicionais. A dica para casamentos em igrejas é que o buffet seja perto. Como sugestão, temos o Buffet Giardini, que traz o tradicional da gastronomia italiana e trabalha há mais de 26 anos em eventos de sucesso na capital paulistana.

2. Faça um buffet de casamento com a cara dos noivos

Todos os detalhes devem ter a cara dos noivos, assim como o convite, as lembranças e o look do casal, o buffet também diz muito sobre quem está casando.

Sendo assim, pense no tipo de comida que você e o seu noivo mais gostam ou em algo que conte como vocês se conheceram. Os chefes escolhidos para assinar o cardápio deverão conhecer bem isso e saber como combinar e harmonizá-los com as bebidas da festa.

Uma dica: que tal escolher um estilo de comida que tenha a ver com o lugar que vocês viajarão para a lua de mel? Por exemplo, se forem para a Itália, a temática do buffet poderia ser comida italiana.

3. Pesquise sobre o tipo de buffet que deseja

Lembre-se também que o buffet, por ser uma das partes mais importantes do evento, deve ser contratado com pelo menos seis meses de antecedência para garantir que o casamento aconteça de acordo com o planejamento e as expectativas dos noivos.

Aposte na simplicidade da recepção

Nesta opção há mais simplicidade e, geralmente, é realizada enquanto os convidados ainda estão em pé. O charme fica por conta da apresentação de cada um deles, por isso, abuse da criatividade e coloque a identidade do casal em cada detalhe.

Escolha a opção self-service para ter mais praticidade

O self-service oferece praticidade aos convidados de se servirem com mais liberdade, escolhendo a quantidade e o tipo de comida que desejarem, sem a necessidade de garçons que possam servi-los.

4. Siga a indicação de amigos

Conheça outros buffets de casamento que deram certo para os seus amigos, parentes ou conhecidos. Esse é o momento de compartilhar informações com pessoas que já passaram por essa experiência e opinar sobre as escolhas que mais gostaram.

Pegue o máximo de contatos possíveis, informe-se sobre os serviços que a empresa oferece e compare. O ideal é que seja feita uma lista com perguntas essenciais que poderão ser tiradas no momento da pesquisa do buffet.

5. Faça a degustação

Como a melhor maneira de avaliar é testando, faça uma degustação de tudo o que se pretende contratar para evitar surpresas desagradáveis no dia do seu casamento.

Além disso, não se restrinja a avaliar o buffet apenas pela comida. Uma refeição inesquecível precisa de uma apresentação à altura. Fique de olho nesse detalhe e cuidado ao tipo de louça usada e como os alimentos serão servidos, por exemplo.

Também é importante avaliar o que cada empresa inclui no pacote. Algumas oferecem mesas, cadeiras, toalhas, copos, talheres, além de outros itens. Dessa maneira, você já se previne do que precisa adquirir além da contratação do buffet.

Lembre-se também de levar em conta algumas particularidades para atender grande parte dos convidados, como opções de refeição vegetariana, vegana ou fitness, e procure saber sobre as possíveis restrições alérgicas de seus convidados.  Um menu totalmente orgânico também é uma sugestão mais gostosa, saudável e tendência mundial, já que são alimentos que acabam ficando isentos de agrotóxicos.

Quanto mais diversificado for o cardápio, maiores são as chances de agradar diferentes convidados. E mesmo que os alimentos sejam cheios de inovações, não deixe de apostar também em algumas opções de pratos tradicionais que, geralmente, agradam a maioria.

6. Confira a quantidade de garçons

Faça um comparativo entre o número de garçons e a quantidade de convidados para garantir que as comidas e bebidas cheguem para todos. Considere que o ideal é ter 1 garçom para cada 7 ou 10 convidados. Porém, essa proporção depende de fatores como o espaçamento entre as mesas, que pode exigir um espaço mais amplo, por exemplo.

Depois de avaliar todos esses detalhes, feche um contrato por escrito com os serviços de buffet de casamento, garantindo que todos os detalhes exigidos sejam seguidos. Deixe claras também as formas de pagamento e cobrança, caso haja quebras ou danos nos utensílios utilizados.

Como você viu ao longo do artigo, definir o estilo do casamento, procurar a indicação de amigos e fazer a degustação do que será servido são alguns pontos importantes a serem vistos antes de fechar com o serviço de buffet de casamento. Fique de olho para que tudo seja perfeito como você deseja.

Se você gostou deste texto, siga nossas redes sociais para continuar acompanhando as nossas atualizações!