Daminhas e Pajens – Tire suas Dúvidas

Tem coisa mais fofa que as daminhas e os pajens entrando na igreja? Eles são meigos, entram envergonhados e todos os convidados se derretem por eles.

Provavelmente você já ficou em dúvida sobre a escolha desses pequenos: os trajes, idade recomendada etc. Por isso, preparamos esse post para ajudar você nesta missão:

1- Quem eu devo escolher?

O mais indicado é escolher crianças que você e o seu noivo tenham convivência: primo (a), sobrinho (a), afilhado (a), para que elas se sintam mais à vontade e fiquem mais tranquilas durante a cerimônia.

2- Qual a idade recomendada?

Crianças muito pequenas podem travar na hora da entrada por ficarem com vergonha, já que terão várias pessoas desconhecidas para elas na igreja. Por isso, uma boa idade para ser daminha ou pajem é entre 5 e 12 anos.

3- É preciso fazer ensaios?

Ensaiar algumas vezes com as crianças é sempre importante, assim elas já ficam mais ambientadas com o local e mais seguras com o que precisam fazer no dia do casamento. Além disso, é uma garantia para que saia tudo perfeito e conforme o previsto.

E ainda no dia, vale chegar mais cedo para fazer um último ensaio com os pequenos e deixá-los mais confiantes e tranquilos.

4- Quem deve pagar as roupas dos pajens e daminhas?

Os noivos devem se oferecer para pagar os trajes das crianças, há casos em que os pais se oferecem para ajudar com os custos ou até mesmo pagam tudo. Mas de início, os noivos devem falar que vão arcar com as despesas.

5- Funções das crianças?

Existem três funções comuns para as daminhas e pajens desempenharem:

A) Levar as alianças;

B) Carregar plaquinhas com frases divertidas, comunicando a entrada da noiva, por exemplo;

C) Jogar pétalas de rosas no caminho, para a noiva entrar na igreja.

E mais…

Não é regra, mas ao convidar as daminhas e pajens, é um ato carinhoso entregar a eles um presente, vai deixá-los bastante felizes, sem dúvidas.

Outra coisa, se você tem muitas crianças na família, e não sabe quais escolher, comecem fazendo um corte pela intimidade e afinidade com os pequenos. Essa é a forma mais fácil de escolher corretamente sem ficar com a consciência pesada hehehe.

Ainda está com alguma dúvida? Conte para gente nos comentários para que possamos lhe ajudar.