Descubra o que é ROI de evento e qual sua importância

Calcular o Retorno Sobre o Investimento (ROI) de um evento corporativo é uma prática tão importante quanto a sua própria realização. A propósito, toda ação deve ser estratégica e ter objetivos bem definidos, para que os resultados sejam mensurados e posteriormente avaliados. Para fazer isso e verificar se a iniciativa rendeu benefícios ou prejuízos para o negócio, é necessário entender o que é a sigla.

Neste post explicaremos o que é ROI, a importância de calculá-lo e quais são as métricas que o compõem. Mais especificamente, abordaremos a importância de aferir o impacto de um evento junto ao público potencial, bem como um passo a passo detalhado de como é realizado o cálculo desse indicador em diferentes contextos.

Ficou curioso para saber como calcular o Retorno Sobre o Investimento dos eventos que sua empresa realiza? Então, continue conosco, acompanhe os tópicos abaixo e tenha uma excelente leitura!

Mas afinal, o que é ROI de eventos?

Traduzida livremente para o português, a sigla para Return Of Investiment (ROI) significa Retorno Sobre Investimento, indicador que permite a empresa mensurar se obteve ganhos ou perdas com a realização de determinado evento. Oriunda da área de finanças, a técnica fornece dados quantitativos específicos, apontando se o investimento foi rentável ou não.

No caso da realização e divulgação de eventos, especialmente, além dos valores monetários, é preciso colocar na conta métricas qualitativas (resultados intangíveis), conforme veremos mais à frente. De qualquer forma, é estratégico aferir e avaliar os resultados, independentemente do formato e objetivo do evento — seja ele palestra, feira, congresso ou festa da empresa.

Qual a importância desse indicador para a minha empresa?

Se a sua empresa investiu dinheiro e tempo com a organização de um evento, é porque algum resultado ela espera obter, não é mesmo? Os objetivos, inclusive, podem ser diversos e render retornos diretos ou indiretos, monetários ou não.

Se uma corporação realiza uma festa com o objetivo arrecadar fundos para uma entidade social, por exemplo, seu ganho não será em dinheiro, e sim na construção positiva de sua imagem socialmente. Para todos os efeitos, calcular o ROI de uma atividade é sempre importante, pois permite que o gestor avalie os resultados e tenha ciência se está valendo mesmo a pena ou não.

Lembrando que nem sempre o retorno será em forma de recursos financeiros diretamente. Como no caso de eventos que visam conquistar leads e gerar marketing de experiência, metas também bastante significativas.

Quais são as métricas que compõem o ROI?

Em síntese, as métricas utilizadas para calcular o ROI de um evento variam segundo os objetivos estabelecidos pela empresa, conforme já salientamos. Dessa maneira, há as formas quantitativa e a qualitativa.

A primeira é pertinente para aferir o retorno nos casos em que o evento conta com venda de ingressos ou inscrições, por exemplo. Já a segunda vale para mensurar valores como a satisfação dos participantes ou a identificação de práticas para fidelizar clientes, a partir da aplicação de questionários e realização de entrevistas.

Como é feito o cálculo do ROI?

O cálculo do ROI é conceitualmente simples. Portanto, não precisa sofrer por antecedência, esbravejar ou jogar a calculadora no chão, ok? Para facilitar, apresentamos um exemplo especialmente voltado para um olhar financeiro.

Imaginemos que a empresa realizou um congresso de coaching para pequenos empreendedores, cujo investimento foi de R$ 50 mil e o retorno de R$ 250 mil. O cálculo é o seguinte: o valor inicial do evento é subtraído pela quantia obtido e o resultado é dividido com o montante que se gastou. Vejamos:

  • ROI = (250.000 – 50.000) / 50.000
  • ROI = 200.000/50.000
  • ROI= 4

A conclusão desse exemplo é que a empresa conseguiu um retorno de quatro vezes sobre o investimento inicial. Se multiplicarmos por 100, chegaremos ao percentual de 400%, ou seja, tudo o que se gastou para a realização (custo) do evento foi multiplicado em 4 pelo valor recebido (renda).

Contudo, como já ressaltamos, esse cálculo deve ser ajustado aos objetivos de cada evento. No caso acima, podemos considerar que a pretensão era conseguir lucro financeiro, oferecendo conhecimento em troca de inscrições pagas. Abaixo, veremos de um modo geral o que é preciso para calcular ROI de evento.

Foque no objetivo principal de seu evento

A primeira tarefa é identificar o objetivo principal do seu evento. Nem sempre a finalidade maior é ter retorno financeiro, como no exemplo acima. Pode ser que a meta seja arrecadar recursos para uma organização social. Nesse caso, o elemento que comporá a métrica para mensurar o sucesso será a quantidade de fundos coletados.

Você pode (e deve!), também, elencar objetivos secundários, como a visibilidade midiática da ação (quantas notícias saíram na imprensa em alusão ao evento), ou mesmo o fortalecimento da marca com a sociedade (quantidade de pessoas que se envolveram com a iniciativa).

Discrimine todas as despesas

Para calcular o ROI do evento é imprescindível discriminar detalhadamente todas as despesas. Sem esses dados, não é possível aferir precisamente o retorno que a atividade gerou para a empresa. Trata-se de uma prática de gestão que visa medir concretamente os benefícios e prejuízos da ação, sendo que, a partir disso, é possível analisar o que é preciso melhorar.

Faça pesquisas de satisfação

Em eventos cujo objetivo não é exclusivamente a obtenção de renda e ações promocionais para a sua empresa, a pesquisa de satisfação é uma técnica importante para coletar dados que servirão para o cálculo ROI. A partir das respostas dos participantes, avalia-se se as metas da iniciativa foram atingidas: como impactar novos leads, divulgar novidades de produtos etc.

Analise os resultados e o feedback do público

Por fim, analise os resultados com atenção e visão estratégica. Números brutos sem interpretação não têm muito significado, é preciso avaliar, inclusive, o feedback do público que participou do evento para entender o que deu certo e errado, e fazer melhor no próximo.

Empresas comprometidas com resultados apresentam seriedade e processos de profissionalização, elementos imprescindíveis para o sucesso. Nesse sentido, entender o que é ROI e como aplicá-lo é fundamental para aumentar o rendimento do negócio por meio dos eventos, independentemente dos objetivos visados. É o indicador ideal para mensurar ganhos e prejuízos. Afinal, ninguém gosta de perder dinheiro, concorda?

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