Entenda o que é storytelling e como usá-lo na produção de eventos

Se você trabalha com diferentes tipos de eventos, certamente já se perguntou o que é storytelling. Afinal, esse recurso costuma trazer excelentes resultados e interferir positivamente na experiência do público. Mas, então, como ele funciona?

Para entendê-lo melhor, imagine uma história sendo construída em palavras, conforme o objetivo de marketing. O organizador usa uma narrativa que se encaixa no seu plano de ação, com o intuito de fugir de estratégias tradicionais.

O segredo aqui está na forma como o conteúdo da programação será apresentado e nas técnicas usadas para transmitir a mensagem de maneira eficiente. Quer saber mais? No post de hoje, vamos mostrar dicas essenciais para a construção de um bom storytelling em seu evento. Acompanhe e confira!

Defina o objetivo da história

Antes de mais nada, você precisa alinhar a história com a temática do evento e todas as suas propostas de realização. Ou seja, se o objetivo principal é divulgar uma marca, o storytelling precisará seguir roteiros inspirados nesse contexto.

É fundamental que exista uma identificação imediata com o público, para prender a sua atenção à história contada. Afinal, de nada adianta falar com um público jovem sobre as superações de desafios na terceira idade, por exemplo.

Além disso, todo esse processo deve ser planejado cuidadosamente, com a intenção de impactar em longo prazo. Mesmo que muitas coisas importantes sejam discutidas na programação — em workshops, palestras ou apresentações —, as pessoas dificilmente conseguem se lembrar dos detalhes. No entanto, quando algo as toca de forma emocionante, costuma ficar marcado na memória por muito tempo.

Faça uma pesquisa sobre o assunto

Encontrar uma narrativa impactante não surtirá efeito se você não investir nos seus detalhes: a história precisa ser crível para que as pessoas sejam inspiradas por ela. Dessa forma, o primeiro passo deve ser uma pesquisa completa sobre o assunto.

Usar essa estratégia pode ser um verdadeiro divisor de águas tanto no processo de preparativos, com a equipe, quanto na programação oficial. Em função disso, é preciso ter argumentos significativos, que melhorem a experiência de maneira geral.

Outro fator muito importante é estruturar a narrativa usada com o perfil do evento. Caso ainda não esteja confiante em relação ao melhor formato, existem várias opções on-line para lhe ajudar a organizar as ideias. Busque também cases de sucesso que lhe emocionem pessoalmente, no momento de garantir o efeito desejado.

Aposte no briefing

O melhor caminho na hora de organizar a mensagem é criar antes uma espécie de briefing. Não importa se a sua história será real ou fictícia — a diferença está em usar uma linguagem que transmita verdade ao público.

Para que isso aconteça, é indispensável repassar bem todos os pontos internamente, com começo, meio e fim. Aliás, essa etapa de reunir ideias aleatórias para compor o resultado final ajuda muito a identificar o cenário em que o assunto será inserido.

Tenha em mente que a maneira como o conteúdo será apresentado ao público determina a sua aceitação conforme a ordem cronológica avança. Lembre-se: se você não conseguir prender a atenção do público logo de cara, dificilmente conseguirá reverter esse quadro com o passar do tempo.

Tenha um bom roteiro em mãos

Depois de criar o briefing, comece a escrever a sua história com base no perfil do público-alvo do evento. O diferencial aqui está em usar as suas pesquisas sobre a temática para acertar em cheio nesse roteiro.

A coerência de toda a narrativa também deve ser prioridade ao colocar as ideias no papel. Até porque ter todos os detalhes bem explicados ajuda a encontrar a linguagem adequada. Imagine só usar gírias e outras piadas com uma plateia corporativa, por exemplo. Seria um verdadeiro desastre, não é mesmo?

Nesse sentido, invista em um roteiro bem dividido, que fique claro aos ouvintes, e evite confusões em sua cabeça. Veja, a seguir, como elaborá-lo em três etapas:

  • conflito — criação dos personagens e o envolvimento entre eles diante do contexto abordado;
  • clímax — momento máximo de ação, que será capaz de impactar diretamente os ouvintes;
  • conclusão — desfecho no qual, normalmente, o narrador apresenta a moral da história como forma de inspirar o público.

Adicione uma dose de suspense

Saber como prender o expectador e despertar a sua curiosidade é um ponto-chave do storytelling. Basta reparar nos principais cases de sucesso em eventos para descobrir que todas as mensagens exigem uma dose de suspense. Então, tente intercalar as emoções de maneira dinâmica, sem deixar a narrativa cansativa em nenhum momento.

O melhor caminho para isso é distribuir os atos ao combinar o ápice do suspense com passagens de calmaria, que facilitam o entendimento. No entanto, para atingir a resposta esperada, você também precisa trabalhar as pausas e a entonação das palavras junto às técnicas indicadas. Só assim será possível se conectar de forma definitiva com o objetivo do projeto.

Use a história na sua divulgação

A comunicação com os potenciais participantes do seu evento é outra das questões que devem ser trabalhada estrategicamente. Com uma mensagem objetiva e um roteiro de qualidade, fica muito mais fácil compartilhar o conceito da storytelling durante o período de organização do evento.

Nesse sentido, use elementos que lhe ajudam a compor a história, como fotos, posts, vídeos, e divulgue-os nas redes sociais. A melhor técnica é usar as mídias digitais como um termômetro para compreender o que seu público entende como algo emocionante. Assim, em pouco tempo você consegue criar uma identidade visual repleta de características positivas.

Aproveite o feedback

Por fim, um detalhe fundamental é analisar a fundo o feedback recebido durante essa interação prévia. Aproveite todas as informações como um direcionador — a partir delas, há uma possibilidade muito maior de repensar as suas ações caso algo não seja bem recebido.

É claro que identificar uma boa história demanda tempo e paciência. Sendo assim, comece a detalhar esse planejamento com bastante antecedência, para criar o ritmo adequado em cada situação. A seguir, veja outras dicas para aproveitar o retorno dos participantes:

 

  • faça um cronograma de postagens;
  • responda a todos os comentários;
  • saiba filtrar as críticas construtivas;
  • crie um relacionamento de confiança.

 

Pronto! Agora você já sabe o que é storytelling e como usá-lo na produção de eventos. O grande segredo, como vimos, está em saber que o papel do organizador envolve, justamente, compreender como o conteúdo deve ser distribuído na programação do grande dia. Contudo, lembre-se de que não se trata de uma receita exata de bolo — a sua percepção sobre o projeto é o que faz diferença na conclusão,

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