Guia completo para ter uma decoração de casamento sensacional

Celebrar a união de um casal é um momento único, aguardado e planejado por meses ou até mesmo anos, o que torna ainda maior o sonho para que tudo seja perfeito. Visando um evento memorável e inesquecível, tanto para os noivos quanto para os convidados, uma parte fundamental e que precisa de muita atenção é a decoração de casamento.

Nessa etapa estão os elementos de maior impacto no evento, pois planejar a decoração implica escolher as cores da festa, as flores, a mobília e mais alguns detalhes que comporão a celebração.

Além disso, ela ocupa uma parte considerável do orçamento, já que, geralmente, há muitos ambientes para ornamentar: entrada da igreja, local da cerimônia, altar, salão de festas e mesas, dentre outros.

Contudo, como o restante no planejamento do casamento, o mais importante é saber escolher o estio que melhor represente o casal. Para isso, é fundamental ter em mente as cores mais usadas nas cerimônias, as melhores flores para decoração de casamento e como usar a iluminação para destacar os itens decorativos, por exemplo.

Se você está nessa etapa é ainda não escolheu a decoração dos seus sonhos, chegou ao post certo! Você ficará por dentro das melhores e mais sofisticadas tendências de ornamentação, a fim de optar por uma decoração espetacular para o seu casamento!

Prepare sua planilha de anotações, continue a leitura e escolha o que mais se adequar aos seus objetivos!

1.Importância de uma decoração de casamento deslumbrante

Investir em uma ótima decoração fará toda a diferença para tornar o seu casamento deslumbrante, pode ter certeza! Isso porque a ornamentação é a “alma” de um evento.  

Além de ser o fator que melhor expressará ao estilo do casal, são os elementos decorativos responsáveis por dar o toque de beleza e sofisticação a um local, transformando um simples salão ou uma igreja simples em um cenário encantador.

É também pela decoração de um local que os convidados percebem o clima do evento e o que esperar da ocasião, despertando, a partir dessa observação, emoções positivas, como alegria e descontração. São também os objetos, flores e cores que ficarão “responsáveis” por produzir fotos ricas em harmonia e beleza.  

Contudo, o casamento, especialmente essa parte da decoração, é feito de detalhes. Por isso, é necessário dedicar uma boa parte do seu tempo pensando na ambientação e nos elementos que estarão presentes, para que exista coerência entre as toalhas, cortinas, guardanapos, os arranjos das mesas, os tipos de flores escolhidas etc.

Se não for muito bem articulada, a ornamentação pode ficar prejudicada tanto pela falta de alguns elementos quanto pelo excesso, como uma mobília mal distribuída que acaba atrapalhando a circulação dos convidados e equipes de filmagem e fotografia.

Além disso, a decoração também precisa formar um conjunto com o horário e o local escolhidos, e até mesmo com o traje dos convidados. Um casamento na praia não combina com uma ornamentação muito luxuosa. Um estilo vintage, em contrapartida, pede flores mais delicadas.

2. Planejamento da decoração de casamento

Por ser uma das etapas de maior importância dentro de um casamento, a decoração deve ser um dos primeiros itens a serem planejados para a celebração. Dessa forma, após decidirem a data do casamento e o local da cerimônia e festa, os noivos já precisam escolher como gostariam de decorar o espaço.

O passo seguinte é avaliar o tamanho do lugar escolhido para o evento e se a cerimônia e a festa serão realizados no mesmo salão. Se o casal optar por uma celebração religiosa seguida de festa ou jantar em outro endereço, é preciso se preocupar com duas decorações diferentes.

Se todo o evento for realizado no mesmo ambiente, é necessário que a decoração produza uma harmonia entre a cerimônia religiosa e a festa.  Nesse caso, entretanto, escolher a ornamentação costuma ser mais simples pois tudo ficará em um espaço único.

Outra dica diz respeito ao horário do casamento. Principalmente em se tratando da paleta de cores, a decoração de casamentos diurnos costuma ser bem diferente da realizada dos noturnos.

Cerimônias de dia pedem cores mais alegres e vivas, utilizadas especialmente no verão e primavera, como rosa, amarelo e laranja. Já as realizadas ao entardecer e à noite pedem cores mais sóbrias, como azul, roxo e verde.

Falando em casamentos diurnos, uma das tendências atuais são os casamentos ao ar livre, realizados, muitas vezes, em praias, sítios e casas de festas a céu aberto. Nesse sentido, é importante, além de procurar uma decoração apropriada (como veremos a seguir), prestar muita atenção ao período de chuvas antes de marcar a data.

Ao mesmo tempo, é importante alugar um espaço com salão reserva, caso precise transferir a cerimônia para um local coberto. Assim, você terá um “plano B” em mãos, para que a sua festa não seja prejudicada com a mudança do clima.

3. Estilos de decoração de casamento

Conforme já vimos, cada celebração precisa eleger um estilo para ter originalidade, harmonia e, principalmente, a “cara dos noivos”. Não adianta optar por uma cerimônia que não corresponda ao gosto do casal só porque está na moda ou alguém disse que fica bonito. Se não combinar com as características do casal, certamente não vai lhe agradar. 

Para isso, a decoração tem papel fundamental para se criar uma identidade na festa. O ideal é fazer uma ornamentação em que cada elemento conte uma pequena parte da história do casal ou que as pessoas digam: “isso aqui é cara da noiva” ou “que ideia mais bacana, não tinha pensado nisso!”.

Para chegar a esses elementos não é complicado: basta pesquisar e observar o que os noivos podem carregar de sua personalidade para a festa. Podem ser objetos no mobiliário, a escolha e mistura das cores, pequenos enfeites decorando as mesas, entre outros.

Muitas vezes, um filme, um livro ou até um álbum de fotos da família podem ser fonte de muitas ideias divertidas e bonitas.

Se preferir e bater a insegurança, contrate uma assessoria especializada em casamentos, que já tenha bastante experiência, de preferência no estilo de celebração que você escolher.

Confira, abaixo, os principais estilos de cerimônia/decoração escolhidos, atualmente. Listamos as principais características de cada um e dicas fáceis para você imprimir sua própria personalidade na festa!

3.1 Rústico

Para os amantes da natureza e da vida no campo ou na praia, esse é o estilo ideal de casamento. Os elementos desse tipo de ornamentação costumam ser mais simples e rústicos (como o nome mesmo sugere), dando a impressão de estar em uma fazenda.

Se você quiser imprimir um toque mais delicado, pode abusar das flores e também de objetos do tipo DIY (faça você mesmo), como porta-retratos com fotos do casal, mural com pequenos textos, garrafas decoradas com retalhos e barbantes e lembranças personalizadas.

Quem deseja optar por esse estilo mas gostaria de algo mais sofisticado, pode implementar o chamado “Rústico Chic”, que traz a essência do anterior, porém com alguns detalhes mais rebuscados.

Você pode, por exemplo, adornar o local com lustres e copos de cristal ou flores mais nobres, dando um toque de elegância ao lugar.

3.2 Vintage

Outro estilo que combina muito bem com casamentos ao ar livre. A diferença é que traz um ar mais nostálgico, com elementos mais delicados e antigos.

Aqui você pode abusar de enfeites da casa de seus avós, como louças de porcelana, toalhas de crochê e renda e vasos antigos, com pequenos arranjos de flores. Também é um estilo que combina muito com cores neutras, como tons pastéis, nude e rosa ou azul bebê.

3.3 Boho

Para quem curte um estilo rústico, porém com um ar mais hippie, chegou ao tema certo. Esse é o ideal para quem faz a linha naturalista e romântica.

É um estilo que pode ser usado tanto em casamentos a céu aberto quanto em lugares fechados, tendo com elementos principais tudo o que remete ao bucólico. Para entrar no clima, aposte em uma combinação de flores naturais, enfeites de papel e galhos secos.

3.4 Moderno

Esse é para os casais que buscam sofisticação e requinte na cerimônia de casamento. É o estilo mais usado pelos noivos que tenham o perfil mais tradicional, porém desejam um toque inovador e atual.

Para sair do lugar-comum, aposte em cores vibrantes na decoração, como cores quentes e o dourado — que sempre traz um clima de luxo à ornamentação.

3.5 Clássico

Assim como o moderno, esse é o estilo preferido dos casais mais tradicionais. A diferença é que a decoração costuma ser mais conservadora, com elementos discretos, elegantes e tons suaves, tendo a predominância do branco.

A dica é usar pratarias, cristais e porcelanas, mas sem exageros, pois esse estilo combina com discrição. Outra dica é, para fugir do branco total, combinar alguns objetos e flores em tons de rosa, de preferência os mais claros.

4. Flores da estação na decoração

Quando pensamos em decoração de casamento, fica impossível não imaginar um lugar todo decorado com flores. Seja em salões fechados ou ao ar livre, são elas que dão o tom e o perfume de beleza da festa.

Contudo, elas não podem ser escolhidas aleatoriamente, ou levando-se em conta simplesmente a preferência do casal. O horário do casamento e a estação do ano influenciam diretamente no tipo de flor ideal para a celebração.

Isso tanto pela beleza da espécie quanto pela quantidade ofertada, fato que, em um casamento, em que se usa muito material, é essencial. Lembre-se desse detalhe: é uma dica valiosa sobre como economizar dinheiro para casar

Para quem vai realizar um casamento diurno, as flores mais claras e coloridas são as mais indicadas. Já para as celebrações noturnas, espécies mais imponentes como orquídeas e tulipas costumam ser as mais escolhidas.

Veja, abaixo, as flores mais adequadas em cada estação do ano:

  • primavera: açucena, copo-de-leite, girassol, gérbera, amor-perfeito, begônia, boca-de-leão, gardênia, sempre-viva, margaridinha, lírio branco, tulipa, campainha, lobélia, miosótis, hortênsia, crisântemo;
  • verão:. azaleia, astromélias, magnólia, callas verdes, miosótis, papoula, cravina, cravos, gérbera, girassol, verbena, amor-perfeito, boca-de-leão, gardênia, margaridinha, orquídeas brancas;
  • outono: cravina, margarida, camélia, papoula, amor-perfeito, crisântemo, margarida, azaleia, cravo, hortênsia, jasmim, tulipa, begônia;
  • inverno: verbena, azaleia, margarida, camélia, petúnia, begônia, tulipa, primavera, prímula, copo-de-leite, girassol, hortênsia, orquídeas, sempre-viva;
  • o ano todo: peônias, rosa, áster, açafates, flores do campo, gipsófilas, petúnia, orquídea, dália, lisianthus, peônias.

Dessa forma, além de encontrar com mais facilidade, há possibilidade de encontrá-las em maior quantidade e mais bonitas. Outra questão é que as flores propícias ao inverno costumam murchar rapidamente no calor, o que pode ser um fator de risco para festas com maior tempo de duração.

Por isso, antes de escolher as flores para o seu casamento, o melhor é conversar com a decoradora ou com pessoas que entendam sobre o assunto para fazer a opção mais adequada para que os noivos fiquem tranquilos.

Leia sobre as principais características das flores mais usadas nos casamentos.

4.1 Gérberas

Gérberas são, normalmente, as melhores escolhas para um casamento ao ar livre e descontraído. Por serem abundantes no verão, podem ser compradas em grande quantidade nessa época do ano, colorindo com muita delicadeza todo o espaço do evento.

4.2 Lisianthus

Esse tipo de flor é muito comum em casamentos por ser mais econômica e fácil de achar. Costuma substituir as rosas, sendo indicada para arranjos menores e mais discretos. Floresce o ano inteiro.  

4.3 Copo-de-leite

Se você sonha com uma cerimônia mais luxuosa e imponente, o copo-de-leite é a flor ideal. Ela permite arranjos altos, ideais para casamentos com estilos mais clássicos.

A única ressalva é que ela pode causar alergias e intoxicação ao ser manuseada, por isso evite ficar muito perto no dia da festa para evitar contratempos.

4.4 Gipsofilas (mosquitinho)

Muita delicada, a Gipsofila, também conhecida como mosquitinho, é usada sozinha ou compondo outros arranjos, sendo um complemento muito bonito e delicado.

É uma espécie que combina com quase todos os tipos de flor, sendo uma excelente opção para qualquer estilo de casamento. Além disso, ela floresce quase o ano inteiro.

4.5 Flores do campo

Flores do campo ou crisântemos são flores de várias cores e tamanhos diferentes que nascem livremente e sem muitos cuidados. Elas podem ser usadas em todo tipo de arranjo e combinam muito com casamentos mais rústicos e ao ar livre.

Por terem muitas cores, as flores do campo também produzem buquês simples e belos. O único cuidado é mantê-las longe do sol pois podem murchar rapidamente sob calor excessivo.

4.6 Gardênias

As gardênias mais usadas em casamentos são as brancas e vermelhas e costumam florescer entre a primavera e o verão.

Têm uma aparência delicada, combinando muito com celebrações a céu aberto e no estilo mais clássico ou vintage. Por serem muito perfumadas, devem ser usadas com cautela em ambientes fechados.

4.7 Girassol

Para quem deseja uma cerimônia vibrante e cheia de energia, o girassol é perfeito. Além da cor amarela cheia de vida, essa flor é muito resistente, podendo ser usada tanto no calor quanto no frio, sem preocupação.

4.8 Hortênsia

Delicadas, as hortênsias são uma bela composição de várias florezinhas que formam um buquê natural e muito gracioso. São perfeitas para todos os casamentos com uma proposta mais natural, leve e alegre.

4.9 Rosas

Essas são as flores preferidas das noivas mais clássicas. Decorar o casamento com rosas é o sonho de quem tem um estilo mais romântico e sofisticado.

Elas costumam florescer na primavera e produzem decorações deslumbrantes. O único cuidado é que costumam ser mais caras que a maioria das outras espécies.

5. Iluminação

Uma iluminação imponente e bem distribuída dá um toque mágico a qualquer cerimônia! Principalmente se o seu casamento for noturno, esse é um detalhe que vale a pena investir.

Hoje em dia, há muitas opções que vão além de luminárias bonitas perto da mesa do bolo. A maioria dos casamentos cheios de requinte e originalidade apostam em novidades como belas combinações utilizando velas, lustres diferenciados e cortinas de Fairy Lights.

Além de deixar o ambiente mais bonito e agradável, a iluminação também preenche espaços importantes no cenário da festa.

Veja, a seguir, as principais tendências do momento nesse quesito.

Velas

Além de muito românticas, as velas deixam qualquer local mais aconchegante e acolhedor. Podem ser usadas tanto em cima da mobília quanto suspensas no salão ou ao ar livre. Combinam com a maioria dos estilos e dão um toque de delicadeza à decoração.

Lustres

Para quem curte um cenário cheio de luxo, os lustres são os mais indicados. Além de belos, eles deixam qualquer ambiente como um conto de fadas. Há vários tipos para combinar com gostos e estilos variados dos noivos.

Varal de luzes

O novo queridinho dos casamentos lembra os famosos varais de luzes muito usados em fazendas para iluminar a área externa do local. Pois em cerimônias eles ficam sensacionais, produzindo um visual diferenciado e muito romântico.

Embora possa ser usado em todos os estilos de casamentos, é o ideal para os noturnos ao ar livre e mais rústicos.

Fairy Light

Mais delicadas que o varal de luzes, as microlâmpadas de LED podem ser uma ótima opção para fazer uma iluminação diferente e bonita. Chamada de “fairy light”, a combinação dessas pequenas luzinhas, que lembram o pisca pisca do natal, também tem sido muito procurada pelas noivas mais modernas. 

6. Mobiliário

Outra parte importante na hora de decidir a decoração é verificar a mobília certa e necessária para o evento. Alguns móveis são indispensáveis, como a mesa para o bolo e os doces, um suporte para as lembrancinhas e mesas para os convidados.

Contudo, mesmo essa composição mais tradicional pode ser modificada, dependendo da proposta e do estilo que o casal deseja imprimir na festa.

De modo geral, para você não se perder nessa etapa, pode seguir algumas regrinhas que garantirão a tranquilidade dos noivos e o conforto dos convidados:

  • tente contratar um profissional com experiência para avaliar o mobiliário necessário e as melhores escolhas, a partir do planejamento do seu casamento;
  • mesmo que o buffet seja rotativo e a ideia da festa e cerimônia mais simples, tenha um lugar para todos os convidados sentarem. Pense, sempre, no conforto das pessoas;
  • opte por móveis no estilo do casamento e que se adéquem ao espaço escolhido;
  • faça a escolha da mobília consultando os fornecedores de doces, do bolo, buffet e outros, para se certificar de que os móveis são ideais para a execução desses serviços;
  • contrate material de qualidade e de fornecedores conhecidos para evitar dores de cabeça no dia da cerimônia.

7. Cores

Escolher as cores certas do casamento é muito simples: basta ter bom gosto, pesquisar um pouco e abusar da criatividade! Contudo, tome cuidado para não enfeitar demais o ambiente.

Aqui, vale a mesma dica, por exemplo, da maquiagem para noiva: menos é mais! O ideal é usar, no máximo, três cores que se completam entre si para dar um toque mais colorido e vibrante ao local.

Na dúvida, busque ajuda de especialistas e sempre opte pelo que for mais discreto. Ao menos que a proposta do casal seja um casamento bem descolado e irreverente, é claro.

A principal regra quanto às cores é que elas “comandarão” o restante do evento. Ou seja: elas deverão estar presentes em todos os objetos de decoração (mesmo sutilmente) e até em cada lembrancinha de casamento

Dentre as cores mais utilizadas na decoração de casamento, seja porque são clássicas ou porque produzem efeitos muito bonitos, estão: 

  • branco: associada à paz e à pureza, a cor branca é a mais tradicional de todas. Costuma aparecer, em um elemento ou outro, na maioria dos casamentos;
  • rosa: usada pelos mais românticos e clássicos, é a cor do amor, da pureza e da delicadeza;
  • amarelo: transmite alegria, energia e leveza e costuma ser combinada com cores como preto ou branco;
  • vermelho: a cor da paixão e da vontade é muito usada em decorações mais luxuosas, geralmente combinada com dourado ou laranja;
  • azul: junto com o verde, transmite tranquilidade, calma e paz e costuma ser usada em cerimônias mais delicadas e requintadas;
  • roxo: essa cor traz sensação de leveza ao ambiente, por ser muito associada à espiritualidade, assim como suas variações (lilás e violeta);
  • verde: a cor que combina com todas as outras transmite calma, esperança e frescor. 

Por tudo isso, a decoração se torna a grande responsável por preencher espaços, revelar a magia do evento e despertar emoções nos convidados, indo muito além de uma simples combinação de elementos e cores em uma mesa.  

Investir nessa etapa da celebração significa definir a linha e o estilo que o casamento seguirá, mantendo um padrão e a elegância, e evitando desarmonia no ambiente e o desconforto dos convidados e, principalmente, dos noivos. Além, é claro, de deixar um espaço, que antes era simples e neutro, visualmente bonito e com um clima alegre e diferente.

Pense, sempre, em deixar tudo a cara de vocês: vai ser uma data única que não voltará! Assim como o convite, o vestido da noiva, o local escolhido, a decoração precisa ter uma identidade e ser a cara do casal! 

Planejem, elaborem tudo com muito amor, reflitam sobre como deixar todos felizes e lembrando, sempre, da festa de vocês como um momento inesquecível! Façam da decoração de casamento uma história viva do amor, com muita criatividade e originalidade. Não tenha medo, pois esse dia será singular na vida do casal! 

E aí, gostou do artigo? Quer saber tudo sobre eventos? Assine nossa newsletter e receba muito mais conteúdos de qualidade como esse!