Guia prático:como organizar uma festa de final de ano

A festa é uma sequência de ações. Se você fizer um coquetel de duas horas, depois as pessoas não jantam.

Comece com bebidas sem álcool: sucos, refrigerantes, águas aromatizadas e sodas italianas são ótimas opções.

Depois inicie as bebidas alcoólicas: pró-seco, uísque, cerveja. É sempre importante lembrar que bebidas alcoólicas devem ser servidas com comidas frias, simultaneamente. Alimentando os convidados que estão bebendo você não corre o risco de ter alguém dando vexames.

O ideal é que o coquetel dure uma hora, no máximo uma hora e meia. Depois sirva os quentes e salgados. Aqui entra a dica dos ‘finger foods’. Nesse meio tempo pode haver um breve discurso, se desejar.

Sempre proporcione um momento de música, seja DJ ou mesmo som ao vivo. Ao final, sempre sirva um doce, mesmo que seja uma trufinha. E não se esqueça do café. Não ter esse fechamento é como entregar um presente sem laço, por isso a dica é de brinde a foto lembrança para cada convidado.

Definição das datas

O melhor período para as confraternizações entre os colegas do escritório é nas duas primeiras semanas de dezembro. Depois dessa data, os funcionários já estão mais preocupados com as viagens de férias, a compra de presente e a ceia natalina.

Escolha dos fornecedores

Se a festa entre os amigos ou colegas de trabalho não for realizada em um restaurante ou bar, mas sim na própria empresa ou residência particular, o mais indicado é que cada um contribua com um valor em dinheiro previamente estabelecido conforme o orçamento. Para administrar bem essa quantia, escolha bons fornecedores. Mas lembre-se de que nem sempre os mais caros são os que têm melhor reputação no mercado de eventos.

Faça uma pesquisa antes de encomendar bebidas e o cardápio do almoço, jantar ou happy hour. A festa tem que agradar a maior parte dos convidados, leve isso em conta ao escolher o local e o que servir