Opções Criativas de Save the Date para o seu Casamento!

Você já ouviu a frase ‘’jacaré que dorme vira bolsa de madame’’? Então, provavelmente, vai entender a importância do save the date no seu casamento. Como essa cerimônia é um evento sonhado por muitas mulheres desde criança, imaginamos que deixar os preparativos para última hora não seja a sua preferência.

Se você ficar atenta ao prazo recomendado de entrega deste convite, que deve ser entre 8 e 9 meses antes da cerimônia, é possível criá-lo esbanjando criatividade. Isso deixará os convidados com um gostinho do que está por vir no dia do seu casamento.

Por isso, neste texto, vamos falar sobre a importância do save the date e ajudar você com 6 ideias super criativas. Ficou interessado? Continue a leitura e confira!

A importância do save the date

Tornar a data de casamento o dia mais perfeito possível exige todo um trabalho de logística, como disponibilidade dos convidados, reservas em dinheiro, prazo dos buffets, trajes, etc.

Imagine marcar um encontro com todos os seus amigos da época do colégio. Possivelmente, nem todos poderão ir devido às ocupações diárias, certo? Alguns podem morar muito longe, a época escolhida para o evento não é interessante ou as passagens e hospedagens estavam muito caras. São diversos os motivos.

Para que esse tipo de situação não aconteça na sua tão sonhada data é preciso planejamento. E um convite prévio antes do oficial é, acima de tudo, uma escolha acertada para reforçar o quão queridos os convidados são.

Por isso, preste atenção em nossas dicas para tornar esse convite o mais criativo e chamativo possível!

6 dicas para o save the date do seu casamento 

1. Faça convites digitais

Se você faz o tipo de noiva antenada no mundo virtual, vale apostar em opções digitais. O convite pode ser entregue via e-mail ou WhatsApp, por exemplo. 

No site Wedding Paper Divas você tem até 320 opções de layout para personalizar o save the date de acordo com os seus gostos e criar a identidade visual.

Fazer um convite pelas redes sociais mostra que o casal de noivos é antenado, divertido e prático. Esse método funciona bem porque os convidados hoje em dia, geralmente, não têm muito tempo e já utilizam as redes sociais com frequência para realizar outras funções.

Entretanto, caso você prefira a versão impressa, a empresa Papel e Estilo, que é referência em convites personalizados, pode ser a solução, trazendo incríveis opções de layout para o convite do seu casamento.

2. Baseie-se em festas de famosos

É possível enviar o convite no estilo de um videoclipe que mostre momentos do casal, a data e as informações básicas sobre o evento. Nesse caso, o charme fica por conta de uma boa edição e da direção de arte.

Esse estilo foi adotado por um dos casais mais descolados do mundo digital fitness: Gabriela Pugliese e Erasmo Viana. O vídeo, de pouco mais de um minuto, apresentava diversos cortes para torná-lo mais interativo.

Se você quer ousar ainda mais e acha que vale a pena investir financeiramente nisso, uma outra boa inspiração é o save the date de Marina Ruy Barbosa e Xandinho Negrão. O convite foi um aplicativo criado especialmente para a ocasião e apresentava informações essenciais, como a data, indicação do traje, dicas sobre hospedagem e salão de beleza. Além disso, tinha também fotos românticas do casal e um calendário mostrando a contagem regressiva.

3. Invista na diversão

Se o casal faz mais o estilo engraçadinho, vale apostar em vídeos bem-humorados, podendo conter referências a personagens de séries famosas, como Friends, por exemplo.

Se o casal é apaixonado pela sétima arte, é possível recriar cenas famosas do cinema cult, europeu, clássico e até mudo. O que vale é fazer com que o produto final fique a cara dos noivos.

Outra opção divertida é fazer montagens com presidiários, composição com outras fotos e até um fundo de parede de giz com várias frases criativas. Desenhos de cenários, que podem gerar várias risadas e comentários entre os convidados, também é uma dica válida. Procure exemplos nesse estilo para ter mais inspiração. 

4. Traga romantismo

Se o casal faz mais o estilo fofo e romântico, uma ideia muito interessante é a escolha de fotos dos noivos ainda crianças para ilustrar o convite. Outra opção no estilo romântico é colocar diversas fotos do casal com a natureza de fundo.

Caso o casal tenha animais de estimação, é sempre válido incluir fotos dos pets no convite para torná-lo ainda mais fofo. Para isso, abuse de acessórios no seu animal de estimação, lembrando sempre de deixá-lo confortável. Vale apostar em roupas, gravatas, chapéus etc.

5. Ofereça coisas úteis

Os calendários também são opções românticas e menos óbvias para um convite. Eles podem ser entregues juntos com uma caneta, para que os convidados marquem os dias restantes até a tão esperada data.

Os lenços também são uma opção que traz o romantismo e a utilidade para o save the date. Esse modelo seria uma forma de unir o útil ao agradável, contendo informações, como o nome dos noivos e a data do casório. A ideia de enviar um cartão informando que o lenço servirá para enxugar as lágrimas de emoção pela cerimônia também é válida.

Falando em unir o útil ao agradável, também é uma dica investir em imãs de geladeira. Além de não ser tão óbvio, eles ficam sempre expostos no dia a dia da casa dos convidados, o que evita que eles esqueçam a data antes do casamento.

Outros mimos úteis que podem servir como o convite prévio são porta copos, caderninhos, abridores e chinelos, por exemplo. Tudo dependerá da preferência do casal.

6. Não deixe faltar criatividade

Outras formas de continuar mandando convites que fogem do óbvio e utilizando mensagens em garrafas, boias salva-vidas e até balões que devem ser estourados para que a mensagem caia de dentro. 

Uma dica importante é ter a identidade visual do casamento em mente e ser coerente. Por exemplo, se o enlace é mais tradicional, não fica muito legal que o convite seja super descolado.

No final das contas, o casamento é seu e o presente do save the date será dos convidados. Portanto, coloque sua identidade nele e procure diversos modelos de inspiração. Capriche na criatividade!

Se você gostou deste post e quer receber as nossas atualizações, curta agora mesmo a nossa página no Facebook! Lá você encontrará todas as novidades.