Passo a passo de como organizar um casamento perfeito

Você ficou noiva e mal pode esperar pelo tão sonhado dia do “sim”! Junto com o primeiro passo rumo ao altar, vem um turbilhão de pensamentos e dúvidas sobre como organizar um casamento. 

Se essa é a sua realidade, fique calma! Nove entre dez noivas (toda regra tem sua exceção, né?) sentem esse frio na barriga, imaginando como dar conta de todos os preparativos para o grande dia.

São muitos os detalhes que envolvem a cerimônia, a festa, a lua de mel… Afinal, casar é um momento único e o desejo é que tudo saia da forma mais perfeita possível. Pensando nesse grande momento, elaboramos um guia para ajudar o casal a planejar e concretizar cada passo para um casamento inesquecível!

Neste post, você encontrará dicas valiosas para acertar na lista de convidados, na decoração, na escolha do local, no vestido ideal e muitos outros pontos que farão a diferença. Há, ainda, um checklist com tarefas importantes que devem ser realizadas até 1 ano antes da data escolhida, desde o momento ideal para contratar o fotógrafo até os cuidados de beleza para você estar deslumbrante no altar.

Ficou interessada e quer saber como organizar um casamento dos sonhos? Continue a leitura e mãos à obra!

Primeiros passos sobre como organizar um casamento

Para começar a organizar o casamento, o primeiro passo é pensar quanto tempo o casal tem disponível até a data almejada. Mesmo que o dia ainda não tenha sido marcado oficialmente, é importante escolher uma suposta data para projetar planilhas e começar a pesquisar preços de viagens e fornecedores.

Em geral, os noivos iniciam a preparação do casamento com um ano de antecedência. Esse é o ideal, principalmente para que os gastos (que costumam não ser poucos) não comprometam tanto o orçamento do casal. Contudo, dependendo do tipo de evento, quantidade de convidados e desejo dos noivos, esse tempo pode ser encurtado e, mesmo assim, garantir um casamento bonito e harmonioso.

Uma dica importante é, já nos três primeiros meses, definir itens fundamentais do casamento, como orçamento disponível, data, locais da cerimônia e da festa, lista de convidados, buffet e música (banda ou DJ, por exemplo).  

Também é fundamental escolher os produtos e serviços certos. Isso significa pesquisar e optar pelos fornecedores de qualidade e não apenas pelo preço baixo. Como diz o ditado, às vezes “o barato sai caro”. Se algo não sair como planejado, a lembrança será de frustração para o resto da vida. 

Uma ferramenta que pode ajudar muito a organizar e divulgar o evento é criar um site do casamento. A novidade virou moda entre os noivos, pois é uma forma divertida e prática de contar um pouco sobre a história do casal, postar lembranças com amigos e descrever sonhos e gostos. Além de envolver os convidados no clima do casamento, facilita na escolha de presentes.

Resolvidos esses primeiros detalhes, é hora de pensar no passo a passo para que, no tempo disponível, tudo seja preparado com tranquilidade, alegria e com o cuidado que a ocasião merece.

Assessoria especializada

Contratar uma assessoria para realizar o evento pode ser uma saída inteligente para lidar com tantos compromissos, detalhes importantes, datas de contrato e para encontrar os melhores fornecedores.

Os profissionais da área possuem conhecimento de mercado e já estão acostumados a contornar diversos imprevistos que surgem no caminho, seja na preparação ou durante a festa. Além disso, para noivos com tempo escasso, é importante ter alguém que vá gerir cada etapa do evento, facilitando muito a vida do casal.

Como se trata de um profissional que tem a missão de alinhar o sonho à realidade, é importante recorrer a boas indicações de assessores com experiência e, principalmente, dedicação e responsabilidade na função.

Vestido de noiva

Escolher o vestido de noiva é um dos momentos mais importantes: na hora da cerimônia, a entrada da protagonista da festa e a surpresa do visual estão entre as grandes sensações do evento!

Além disso, quem sonha com um casamento, sempre se imagina com o modelo ideal, como se tivesse sido desenhado para ela — e muitas vezes é o que acontece. Para chegar ao caimento perfeito, geralmente é necessário fazer alguns ajustes até o dia do casamento.

Por tudo isso, não é bom deixar a escolha do vestido para última hora, especialmente se você deseja que seja feito por um estilista muito requisitado ou de uma marca com grande demanda. O importante é pesquisar e experimentar quantos modelos for preciso para você vestir algo que se sinta bem e linda.

Também precisa combinar com o local, estilo da festa e horário. Mas, acima de tudo, o vestido perfeito é aquele que valoriza suas qualidades, realçando a sua beleza.

Data e estilo

A escolha da data é, de fato, uma das partes mais importantes da organização do casamento. A partir disso é que todo o restante poderá ser determinado.

Para escolher o dia ideal, é importante considerar alguns fatores como o estilo da cerimônia ou festa (sendo ao ar livre, é fundamental um período seco, sem chuvas) e a disponibilidade de pessoas importantes para o casal, como família e padrinhos.

O horário do evento também vai interferir: se for diurno, pode ser em um domingo, por exemplo. Contudo, se a ideia é fazer algo noturno, o melhor é que seja sexta, sábado ou véspera de feriado.

Outro ponto a considerar é se o casal deseja realizar o casamento em uma data importante da sua história, como aniversário de namoro ou primeiro beijo. Depois, é fundamental pensar no estilo do casal e fazer algo em consonância com a personalidade de ambos, para que a festa  seja a “cara” dos noivos.

Há muitas opções e a melhor é que representa o casal: casamento na praia, no campo, destination wedding, mini wedding, rústico, retrô ou uma festa bem clássica e tradicional. O mais importante é que o escolhido represente o estilo do casal.

Preparativos: como envolver o noivo e a família

Na maioria das vezes, por ansiedade, a noiva acaba tomando a frente para resolver praticamente tudo do casamento. Contudo, é importante pedir ajuda a amigos e familiares, a fim de evitar estresse e cansaço extremo. Mais ainda: enxergar possibilidades e alternativas à situação que, sozinhos, não conseguimos perceber.

Também é fundamental envolver o noivo no processo de preparação, para dividir a responsabilidade. Essa atitude também acabará unindo mais ainda o casal, já que terão que resolver problemas e planejar muitos detalhes juntos.

Para solicitar a participação da família de forma natural, você pode fazê-los sentir os preparativos como se fossem do seu próprio casamento. Peça ajuda na hora de escolher o bolo, na prova do vestido, para acompanhá-la na visita ao local da festa e veja se alguém pode pesquisar opções de decoração com você.

Como nem todo noivo se sente à vontade para opinar acerca de alguns detalhes da festa, uma alternativa é delegar a ele a tarefa de elaborar a planilha de gastos e organizar os contratos com os fornecedores. Também incentive-o a pesquisar sobre roteiros para a lua de mel e melhores trajes para os padrinhos.

Orçamento

Não tem como pensar em quase nada se antes não for definido o orçamento disponível para o evento. Nessa “conta” deve entrar o quanto da renda do casal poderá ser empregado e também a ajuda de terceiros, se houver.

Existe uma lenda de que casar é muito caro. Contudo, há uma infinidade de propostas de casamento para se encaixarem no valor que vocês podem gastar. Por isso, é fundamental estipular uma média de gastos, pesquisar muito e com antecedência para encontrar qualidade em fornecedores e serviços, realizando um casamento lindo, independentemente da grandeza do evento. Nem sempre luxo e ostentação significam elegância e animação!

Lista de convidados

Um dos itens que interfere muito no orçamento é a lista de convidados. O número de pessoas na festa impacta no buffet, tamanho do bolo, quantidade de docinhos, escolha do local e outros detalhes. Por isso, é importante refletir acerca da lista que cabe no bolso do casal para evitar transtornos como convidar além do que vocês podem arcar.

Na lista, que é melhor que seja feita junto com o noivo, comece incluindo todos os nomes que vierem à cabeça. Um sinal das pessoas que são especiais para o casal. Contudo, não se esqueça de ordenar, logo, os familiares importantes para o momento, como pais, irmãos, avós, além dos padrinhos.

Também é fundamental deixar uma “sobra” para nomes que tenham sido esquecidos em um primeiro momento. Convide quem é especial na história de vocês, até porque você paga por pessoa em itens como buffet, bebidas e bolo. 

Definindo o local

Um dos pontos que devem ser logo definidos é a escolha do local ideal para o seu casamento. Os melhores ou mais almejados pelas noivas costumam ter a agenda cheia, chegando a liberar datas com até um ano de antecedência. 

Na hora de definir onde realizar o casamento, é importante que ele comporte a quantidade de pessoas convidadas e esteja em harmonia com o estilo escolhido. Decorações rústicas combinam bem com casas no campo, por exemplo.

Se a ideia é fazer um casamento ao ar livre, com tons mais leves e diurno, dizer o sim na praia ou em uma pousada à beira-mar pode ser perfeito! E lógico, acertar o local depende também do orçamento disponível.

Decoração

A decoração da cerimônia ou da festa vai traduzir a essência e o estilo dos noivos. O conjunto de cores, iluminação, móveis e diversos artefatos devem transmitir quem são vocês, gostos e hábitos de vida.

Por isso, escolher a decoração envolve se preocupar com mínimos detalhes como toalhas de mesa, cortinas, guardanapos, mobília, flores, sempre procurando imprimir a personalidade do casal em cada escolha.

Vale a pena pesquisar muito antes de definir tanto o profissional de decoração, que deve ter sensibilidade e experiência no mercado, quanto o que se deseja colocar em cada cantinho do evento. Vocês podem abusar da criatividade e espalhar painéis de fotos com registros de momentos importantes com os padrinhos, por exemplo.  O que vale é deixar tudo do jeito e com “a cara” do casal, transmitindo autenticidade e o carinho que vocês tiveram ao preparar tudo.

Comida: buffet e bebidas

Não tem jeito: para agradar a maioria dos convidados, o casamento precisa ter ótima música, bebidas de qualidade e comida boa e farta. Isso significa que você precisa separar uma parte considerável do orçamento para esses itens.  Se for preciso economizar, é melhor diminuir a lista de convidados para garantir que os presentes sejam bem-servidos.

Antes de definir o cardápio, também é legal pesquisar se há, entre os convidados — principalmente familiares e os mais íntimos —, pessoas com problemas de intolerância a determinados alimentos ou se há muitos vegetarianos e veganos .  

Uma dica é ir comprando os produtos e contratando os serviços aos poucos. Você pode entrar em grupos de desapego nas redes sociais, onde é possível encontrar pessoas revendendo bebidas e até itens de decoração que não foram usados na festa.

Contudo, se a vontade dos noivos é fazer um bar e servir coquetéis, é necessário contratar uma empresa especializada. Essa é uma ideia que combina bastante com eventos noturnos, que, geralmente, adentram pela madrugada. Além disso, é uma maneira de produzir momentos e lembranças divertidas e descontraídas do casamento

Como organizar um casamento: checklist

Organizar um checklist, com tarefas organizadas até o grande dia, ajuda a dividir a responsabilidade e o trabalho de cuidar de tantos detalhes. Independentemente de ter uma assessoria ou não, averiguar cada preparativo por conta própria traz tranquilidade e segurança aos noivos.

Por isso, siga o roteiro que elaboramos, com cada etapa importante para a realização do casamento, e chegue ao grande dia transbordando calma e alegria!

1 ano antes

  • Data deve ser definida;
  • crie uma pasta no computador e vá salvando ideias de locais, decoração, vestido de noiva e tudo o mais que se encaixar no casamento idealizado; 
  • comece a arquivar contratos, dicas e orçamentos do evento;
  • defina o orçamento que pode ser investido;
  • contrate uma assessoria (se for o desejo do casal); 
  • visite os locais para cerimônia e festa e reserve o quanto antes; 
  • faça a lista de convidados;
  • contrate a equipe de filmagem e fotografia; 
  • defina os padrinhos, pajens e daminhas de honra, enviando o convite; 
  • melhor momento para os noivos cuidarem da saúde e da aparência: agendem dentista, nutricionista, iniciem na academia e criem uma rotina mais saudável para combater o estresse e o cansaço.

11 meses antes

  • Defina buffet, música (banda, DJ) e o tipo de decoração; 
  • pesquise o vestido e os acessórios, incluindo sapatos e arranjos de cabelo. Também comece a pesquisar estilos e profissionais para cabelo e maquiagem;
  • feche a lista de convidados;
  • busque inspirações e dicas para decoração, e procure decorador. 

10 meses antes

  • Realize a degustação de, pelo menos, três opções de buffet, e contrate a empresa escolhida para o casamento; 
  • feche com o profissional da decoração;
  • defina a equipe de música: coral, banda, DJ;
  • desenhe o convite e o save the date (veja dicas para criar o seu)

9 meses antes

  • Pesquise os documentos para o casamento no civil;
  • escolha o vestido de noiva.

8 meses antes

  • Momento de criar um site de casamento e definir local para lista de presentes;
  • elabore os convites de casamento;
  • envie o save the date para os convidados;
  • pesquise sobre doces e bolo;
  • converse com os responsáveis pelas daminhas e pelos pajens para definir a roupa;
  • verifique se a documentação do casamento civil está ok. 

6 meses antes

  • Feche com profissionais de cabelo e maquiagem;
  • encomende bolo, bem-casados e doces;
  • decida tudo sobre a lua de mel: destino, hotel, e emita as passagens, se for o caso;
  • comece a preparar o chá (bar, de lingerie ou de cozinha). Peça ajuda das madrinhas e familiares;
  • defina as lembranças de casamento; 
  • defina trajes do noivo, padrinhos e madrinhas, daminhas e pajens e pais dos noivos; 
  • intensifique academia e outros cuidados com saúde e estética. 

5 meses antes

  • Determine a decoração da igreja, se for o caso;
  • escolha e encomende (ou compre) as alianças;
  • pense em contratar uma cabine de fotos. É uma forma prática e divertida de os convidados guardarem ótimas lembranças da sua festa.  

4 meses antes

  • Comece a entrega dos convites;
  • escolha o modelo do buquê;
  • defina (e adquira) todos os acessórios da noiva;
  • marque o “dia da noiva”, se for o caso; 
  • defina as músicas da cerimônia e festa e agende um horário com o DJ ou banda contratada. 

3 meses antes

  • Realize provas de maquiagem, cabelo e do vestido;
  • faça o ensaio pré-wedding;
  • participe de cursos para noivos, se desejarem;
  • realize reuniões com a empresa de decoração, para definir os detalhes. 

2 meses antes

  • Marque a última degustação do buffet, que deve ser completa para não deixar dúvidas;
  • escolha e contrate o carro para levar a noiva. 

1 mês antes

  • Termine a entrega dos convites;
  • realize a última prova do vestido;
  • realize o chá pré-casamento (cozinha, bar, lingerie); 
  • verifique se alianças estão ok; 
  • converse com a assessora para definir os últimos detalhes, se for o caso;
  • certifique-se do RSVP; 
  • a partir de agora, não realize nenhum mudança radical no visual, seja no cabelo ou no corpo, para evitar insegurança no casamento. 

1 semana antes

  • Momento de se certificar dos últimos detalhes: confirme o pagamento dos fornecedores e a retirada do traje do noivo (o ideal é três dias antes); defina o roteiro da cerimônia e, se possível, ensaie com os pais e padrinhos; também informe aos prestadores de serviços a quantidade confirmada de convidados; 
  • realize tratamentos de beleza, como depilação, hidratação e cortar as pontas dos cabelos;
  • treine andar um pouco com os sapatos do casamento, para se sentir mais segura e deixá-los mais confortáveis;
  • peça para alguém levar as lembranças de casamento para o local da festa; 
  • combine o horário exato com padrinhos, damas e pajens; 
  • prepare as malas da noite de núpcias e lua de mel e certifique-se de que os detalhes da viagem estão ok; 
  • guarde as alianças;
  • acima de tudo: evite situações de estresse, mantenha a alimentação saudável e o sono em dia. 

1 dia antes

  • Prepare uma bolsa para o casamento, com itens de emergência, tais como: medicamentos para enjoo e dor de cabeça, itens de costura e higiene, maquiagem, peças íntimas extras, kit manicure. 
  • defina uma hashtag para a postagem de fotos do seu casamento nas redes sociais — uma maneira descontraída de envolver amigos e parentes na véspera do evento.

Dia do casamento

  • Finalmente, chegou a data tão esperada! A ordem do dia é relaxar, o máximo que puder.
  • Durma o máximo que conseguir, alimente-se corretamente (para evitar vertigens e indisposições) e fique ao lado de pessoas positivas e cheias de amor;
  • uma maneira bacana de diminuir a ansiedade é trocar mensagens e presentes com o noivo e familiares: pode ser uma carta de amor, flores, chocolates. Um mimo simples fará grande diferença; 
  • siga opções de cabelo e maquiagem pré-definidas. Não mude nada na última hora; 
  • evite atraso muito longo: apesar de ser um “direito” da noiva, demorar muito a chegar no casamento provocará transtornos aos convidados e fará você perder um tempo precioso da sua festa; 
  • e, principalmente: seja feliz! Depois de tanto trabalho, desfrute a festa, sorria, comemore e comece a nova fase da sua vida cheia de amor, plenitude e gratidão dentro de si.

Com todas essas dicas e seguindo cada passo com tranquilidade e confiança, você saberá como organizar um casamento perfeito, que se encaixe no sonho do casal. Preparar um evento com tantos detalhes não é tarefa fácil, mas pode ser simples, divertido e prazeroso se tiver um roteiro bem elaborado, que guie cada etapa com responsabilidade e segurança.

Assim, vocês poderão curtir cada etapa e cada minuto do casamento, com a sensação de missão cumprida e de sonho realizado.

Esperamos que este post tenha sido útil e que seu casamento seja um sucesso! Quer saber agora como realizar mais eventos de qualidade e que sejam realmente inesquecíveis? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!