Saiba como escolher as alianças de casamentos perfeitas!

Muito além da decoração, buquê, músicas, vestido de noiva e da lista dos convidados, não se pode esquecer de um item que é o principal símbolo do casamento: a aliança.

Usada no dedo anelar da mão esquerda — pois os egípcios acreditavam que esse dedo tinha uma veia que ligava exatamente ao coração —, o anel simboliza a união e fidelidade dos casais. Essa tradição continua até hoje, porém, na hora de escolher o modelo os noivos se deparam com algumas dúvidas.

Então, você vai se casar e quer saber como escolher as alianças de casamento perfeitas? Pois está no lugar certo! Neste post, vamos explicar quais são os modelos de aliança disponíveis, como escolhê-los e o que levar em conta até o momento da compra. Continue lendo e confira!

Defina um estilo

Antes de selecionar qualquer modelo, é preciso entender que a escolha da aliança é um momento especial. Como você já sabe, ela é um elemento de união e representará vocês como um casal. Por isso, é importante decidir o design de acordo com o gosto de vocês.

Os anéis podem ser confeccionados em diversos materiais: titânio, cobalto, aço inoxidável, ouro, prata e platina. Todos eles podem ser misturados com outros metais, madeiras e até pedras preciosas. No Brasil, por exemplo, as alianças que predominam são de ouro e prata.

Mas, então, como escolher as alianças de casamento? A seguir, listamos alguns modelos e formatos de anéis, bem como dicas para escolhê-los de acordo com os dedos.

Tradicional

Uma das principais opções é a aliança tradicional. Atemporais, seus modelos são básicos, clássicos e discretos, nunca saem de moda. Quase não apresentam detalhes, mas é possível escolher entre uma superfície lisa ou fosca, com linhas retas ou não. Além disso, o ouro pode ser amarelo ou rosa.

Vale lembrar que a aliança tradicional é diferente da anatômica, pois não é abaulada por dentro, ou seja, não tem a parte arredondada internamente.

Brilhosa

Se vocês gostam de brilhos, as alianças com pedras são uma boa opção. É possível encontrar modelos com diamantes ou brilhantes em pequenos detalhes, como um ponto de luz, ou que ocupem toda a volta da aliança.

Se o homem não pretende ter diamantes nos dedos, não há problema. Uma alternativa é escolher modelos que têm linhas, cor e acabamentos iguais — assim é possível formar um par harmônico.

Moderna

A busca por exclusividade e personalização está cada vez maior. Por isso, atualmente alguns casais procuram alianças capazes de representar o seu estilo de vida. Que tenham um design mais ousado, fugindo do formato tradicional.

É o seu caso? Se vocês estão procurando algo excêntrico, então esse é o modelo perfeito! Com um anel moderno, dá para fazer uma versão para cada um, mais de acordo com os seus gostos pessoais.

Personalizada

Gravar uma palavra ou qualquer outro significado na aliança é uma forma de personalizar e tornar único o símbolo da união entre vocês. Pode ser uma palavra que faça sentido para os dois, uma mensagem que marcou o início do namoro ou o lugar onde você se conheceram.

Se o casal optar por não ter nada gravado no anel, ainda há a possibilidade de as alianças apresentarem relevos ou formatos diferentes, como corações, por exemplo. Afinal, nem toda aliança precisa ter “cara de aliança”! Assim, será possível diferenciar o anel de cada um, mas sem perder a identidade dos apaixonados.

Prateada

Algumas pessoas acreditam que o anel prateado deve ser usado só no começo do namoro, assumindo um compromisso com a pessoa. Porém, mesmo que o dourado seja a cor preferida entre a maioria dos casais, existem aqueles que optam pelas alianças prateadas ou em ouro branco.

Caso vocês queiram substituir o dourado por essa opção, uma alternativa bem legal é colocar pedrinhas ou diamantes cravejados.

Considere o formato dos dedos

Dedos finos, grosso, longos ou curtos. Cada pessoa tem uma característica diferente. Por isso, na hora de escolher o estilo das alianças, é fundamental atentar ao formato.

Dedos finos e longos, por exemplo, combinam mais com anéis de modelos mais largos e chapa reta. O motivo é simples: eles dão volume aos dedos, trazendo uma delicadeza às mãos. Quanto a isso, uma dica importante é evitar um formato de aliança a muito estreito, pois ele pode acentuar o tamanho dos seus dedos longos.

Em contrapartida, há também as alianças certas para aquelas pessoas que têm os dedos mais curtos. Nesse caso, evite usar os anéis abaulados ou redondos, pois essa forma chama atenção para um único ponto.

No geral, fique atenta à grossura da joia e se ela chega perto das articulações, já que isso poderá passar a impressão de serem mais curtas. Alianças mais finas e que ficam longe das dobras ajudam o alongamento dos dedos.

Escolha com cuidado

Além desses detalhes, ainda podemos ver mais algumas dicas valiosas para o momento da decisão. Confira:

Pesquise antes

Se o seu casamento está marcado para abril de 2019, por exemplo, e vocês decidiram um modelo de aliança mais simples, inicie as pesquisas em janeiro ou fevereiro, pelo menos. Agora, se vocês optaram por um anel personalizado, feito à medida, esse tempo é maior: procure uma joalheria, no mínimo, 5 meses antes.

Aliás, já que falamos em joalheria, faça uma lista com as mais competentes delas! Aqui vale a pena pedir recomendações para os amigos. Lembre-se de perguntar sobre o certificado do ouro e do diamante, o peso, o corte e a qualidade. Não se esqueça ainda de verificar o material utilizado, a troca e as condições de garantia.

Experimente as alianças

Para escolher de forma concisa, evite apenas olhar: experimente cada modelo que for do seu agrado. Desse modo, você consegue sentir o peso da aliança em seu dedo e o conforto que ela traz, ou não.

Veja a qualidade

Anéis de casamento têm duas marcas em sua parte interior. A primeira mostra o nome da marca do fabricante, e a segunda indica a qualidade do material. Se a aliança for de ouro e platina — ou seja, se tiver mais de um material —, deverá ter três marcas: uma do fabricante e duas de qualidade do material. Lembre-se disso!

Pronto: agora você já sabe como escolher as alianças de casamento para o grande dia! Mesmo com as opções apresentadas aqui, você ainda tem outras possibilidades, como as alianças coloridas, alianças digitais, ou mesmo as de três tons. O importante é considerar as opções com cuidado e seguir as nossas dicas!

E aí, gostou do nosso conteúdo? Quer ficar por dentro do universo dos casamentos? Então confira também estas 6 ideias criativas para levar as suas alianças até o altar!