Saiba como fazer uma incrível lista de casamento

Montar a lista de convidados é um dos passos mais importantes — e complicados — no planejamento de uma festa. Afinal, como fazer uma lista de casamento sem esquecer ou magoar alguém? Esse é um dos momentos mais especiais da vida do casal, por isso, tudo deve ser pensado com muita cautela para não causar dor de cabeça.

É preciso considerar a família dos noivos, os amigos mais próximos e quem realmente fez parte da vida de ambos para ver se faz sentido convidá-los. Quando se tem um orçamento maior, é mais fácil organizar essa parte. O difícil é quando você precisa escolher a dedo quem estará com você nesse momento tão importante.

Pensando nisso, trouxemos neste post algumas dicas fundamentais para ajudar você a montar sua lista de casamento. Acompanhe a leitura!

Defina seu orçamento

O primeiro passo é ter seu orçamento bem definido para saber quantas pessoas poderão compartilhar esse momento com você. Isso porque boa parte dos gastos na festa de casamento depende da quantidade de convidados para a cerimônia.

Com essas informações em mãos, é hora de sentar e começar a montar a lista de acordo com a prioridade, começando pela família e amigos mais próximos que acompanharam de perto a trajetória do casal.

Se o orçamento exige uma lista mais enxuta, é essencial que os noivos tenham jogo de cintura para lidar com a situação da melhor forma possível, de modo que não cause nenhum tipo de constrangimento perante os familiares e demais amigos que ficarão de fora da lista.

Comece com antecedência

A antecedência é uma grande aliada em diversos pontos na vida, e com casamento não poderia ser diferente. A lista de convidados é uma das primeiras coisas que devem ser feitas, pois é a partir dela que será definido todo o resto.

Espaço para a cerimônia, mobiliário, decoração, buffet e diversos outros pontos dependem dessa informação para serem definidos. Por isso, é de suma importância que essa lista comece a ser planejada cedo para não atrapalhar o cronograma e evitar o risco de deixar alguém importante de fora.

Faça um rascunho e vá preenchendo de acordo com as pessoas que fazem parte dos momentos mais importantes da vida dos noivos. É normal que na hora de montar, um nome passe despercebido, mas no convívio do dia a dia ele vem à tona. Por isso faça com calma e vá modificando com o tempo, se necessário.

Conte com RSVP

A sigla RSVP (Répondez S’il Vous Plait, em francês) significa “responda, por favor”. É uma prática adotada para saber com mais precisão os convidados confirmados e, então, poder se organizar de maneira mais adequada, realizando as mudanças necessárias na lista.

Dessa forma, você pode ceder o lugar de um convidado que não conseguirá estar presente para alguma outra pessoa que ficou de fora da lista, o que evitará desperdício com os gastos com buffet, por exemplo.

Essa confirmação pode ser feita de diversas formas, desde e-mail, telefone e whatsapp até diretamente pelo site de casamento desenvolvido para os noivos. O importante é ressaltar com clareza a necessidade dessa confirmação para os convidados.

Dê atenção ao espaço do casamento

Outro ponto de suma importância é considerar o espaço em que o casamento será realizado. Se for um espaço pequeno não adianta querer colocar muita gente, pois dessa forma causará desconforto para os convidados e possíveis problemas na logística do buffet.

O mesmo vale da forma inversa. Caso os noivos não pretendam convidar muita gente, não é indicado alugar um espaço muito grande, visto que isso pode passar uma impressão negativa de local muito vazio.

Ao fazer a locação de um espaço, os proprietários costumam informar a capacidade máxima de pessoas para participar da cerimônia sem desconforto. O ideal é listar algumas opções de lugares para realizar a festa e só fechar depois de ter a lista de convidados pronta para garantir que o ambiente será perfeito para a ocasião.

Tenha cuidado com os acompanhantes

Ao montar a lista de convidados, é normal que seja chamada a família para estar presente. Contudo, se o orçamente estiver mais apertado, não se acanhe em convidar apenas os mais próximos dos noivos.

Fique atento às pessoas solteiras, ressaltando que o convite é individual. Considere a possibilidade de disponibilizar um convite de acompanhante apenas em casos de um relacionamento mais duradouro, mas tente analisar cada caso para não deixar de convidar uma pessoa especial para ceder o lugar a alguém desconhecido.

Em uma casa com um casal e três filhos adolescentes, por exemplo, é possível chamar apenas o casal para compartilhar esse momento tão especial. Caso você sinta a necessidade, explique a situação.

Certamente o casal compreenderá, além de concordar que esses eventos não costumam ser tão apreciados por adolescentes.

Monte a lista em parceria

Na hora de montar a lista de casamento é indispensável que o casal esteja junto, pois dessa forma evita a possibilidade de um dos dois ser favorecido em relação à quantidade de convidados. Claro que não há a necessidade de dividir ao meio a lista para cada um, mas é preciso contar com muito bom senso nesse momento.

Se um dos dois tem a família maior, por exemplo, é normal que ocupe grande parte da lista. Pontos como esse devem ser analisados com calma pelos noivos para não ter desentendimento ou frustração de qualquer uma das partes.

Viu como fazer uma lista de casamento pode ser mais fácil do que você imagina? Basta organizar todos os passos e definir prioridades para não causar deixar ninguém insatisfeito.

Infelizmente não é possível chamar todos que os noivos gostariam, já que diversos gastos são envolvidos na preparação desse tipo de cerimônia. Além da festa em si, ainda é preciso providenciar a lua de mel e a casa onde os recém-casados vão morar, por isso, é essencial estar atento para não comprometer demais o orçamento .

Gostou das nossas dicas sobre lista de casamento? Então aproveite para conferir agora mesmo o guia completo para ter uma decoração de casamento sensacional!