Sustentabilidade empresarial: como tornar seu evento mais sustentável?

Em resposta a movimentos ambientalistas e sociais, a bandeira da sustentabilidade empresarial passou a ser levantada, nas últimas décadas, como uma estratégia de marketing, com a qual as organizações buscam agregar valor à própria imagem por meio de campanhas de publicidade e do discurso da defesa da preservação ambiental.

Estudos de caso sobre meio ambiente, porém, mostram que muitas empresas deixam a desejar no quesito sustentabilidade. Essa realidade também abrange os eventos corporativos, que podem ser sustentáveis e rentáveis a partir de boas práticas de gestão e planejamento, conforme veremos mais à frente.

De antemão, é importante explicar que o conceito de sustentabilidade, em síntese, diz respeito a um equilíbrio ambiental, econômico e social, que permite a sociedade atual satisfazer suas necessidades e se desenvolver à medida em que preserva e garante recursos para as próximas gerações.

Neste post, abordaremos algumas práticas necessárias para tornar um evento corporativo mais sustentável, bem como suas vantagens ambientais, sociais e econômicas. Pronto para descobrir mais sobre o assunto? Permaneça conosco e acompanhe os tópicos até o fim. Boa leitura!

O que é sustentabilidade empresarial?

Por sustentabilidade entende-se um conjunto de atividades e ações que objetivam suprir necessidades das sociedades atuais sem prejudicar a sobrevivência das gerações futuras. Dessa maneira, une-se desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente, a partir de ações sustentáveis que envolvem tecnologia, inovação e educação.

A sustentabilidade empresarial, portanto, consiste em práticas adotadas pelas organizações em favor do desenvolvimento sustentável. Com isso, a sustentabilidade vincula-se à preservação ambiental, enquanto o desenvolvimento sustentável é mais associado ao funcionamento das sociedades urbanas e rurais, abrangendo questões econômicas e sociais ligadas a espaço e qualidade de vida.

Os 3 pilares da sustentabilidade empresarial

Nessa perspectiva, a sustentabilidade empresarial busca utilizar o mínimo de recursos que possam prejudicar, desequilibrar e agredir o meio ambiente. Ambientalistas apontam três pilares sob os quais se pauta o desenvolvimento sustentável:

  • social;
  • ambiental;
  • econômico.

O pilar social diz respeito a programas, atividades e projetos que resultem em melhoria na qualidade de vida da sociedade, tanto das pessoas que moram na região onde a empresa está situada, quanto dos funcionários que atuam no interior da organização.

Para alcançar esse propósito, as ações envolvem capacitação profissional, cultural e artística, de modo a promover sensibilização e fomentar o desenvolvimento de multiplicadores de ideias e conhecimentos acerca de práticas sustentáveis.

Já o pilar ambiental está estritamente ligado a políticas bem definidas de proteção e preservação ao meio ambiente. Ou seja, é o compromisso que a empresa assume de produzir e realizar suas atividades sem comprometer e agredir a natureza.

Exemplos nesse sentido podem ser desde a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera e a adoção de boas práticas ecologicamente adequadas, até o respeito da legislação ambiental e a realização de eventos sustentáveis.

Tais ações também estão associadas ao pilar econômico, que consiste em práticas que visam reduzir custos demasiados, como o uso consciente de papel e de outros produtos, a redução do consumo de combustíveis, de desperdício de água, energia elétrica, entre outros.

Como um evento pode ser sustentável?

Essa é uma das perguntas mais frequentes na hora de organizar um evento corporativo — por quem tem preocupação com a sustentabilidade, logicamente. Em síntese, isso é possível por meio de práticas sustentáveis pautadas pelo tripé descrito acima, que englobam ações voltadas para o bem-estar das pessoas, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico da empresa.

Afinal, é possível juntar tudo isso? Na verdade, esse é o objetivo do desenvolvimento sustentável com base no conceito de sustentabilidade empresarial.

Quais práticas podem ser usadas nos eventos corporativos?

Avaliação de fornecedores

Para a realização de eventos corporativos sustentáveis é necessário, antes de tudo, avaliar os fornecedores do seu empreendimento. Essa análise implica, basicamente, em verificar se essas organizações também adotam a sustentabilidade empresarial como política e cultura.

Com isso, é importante comprar produtos certificados, produzidos a partir de processos ecologicamente adequados, que respeitem o bem-estar das pessoas e siga valores éticos e sustentáveis.

Políticas sustentáveis de tratamento do lixo

Engana-se quem pensa que colocar a sustentabilidade empresarial em prática nos eventos requer altos gastos e muito esforço. Na verdade, são os pequenos gestos e a boa vontade que fazem toda a diferença, no final das contas.

Elaborar e executar políticas de coleta seletiva, reciclagem e tratamento do lixo são um bom exemplo disso, pois podem ser aplicadas no dia a dia das empresas sem movimentos malabarismos — podendo ainda gerar ganhos.

Qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores

Como sustentabilidade não tem a ver somente com meio ambiente, é importante que as empresas cuidem bem de seus colaboradores — que trabalham nos eventos — e os eduque ambientalmente também, com estratégias de relacionamento.

Para isso, podem ser adotadas iniciativas que promovam qualidade de vida e valorizem o funcionário, como boas condições de trabalho, fomento à prática de exercícios físicos, projetos de prevenção a doenças etc.

Tecnologia em favor da sustentabilidade

O uso da tecnologia em favor da sustentabilidade na realização de eventos corporativos se refere à otimização de processos que incidam na redução de danos ambientais e na facilitação do trabalho humano.

Quanto à divulgação da atividade, por exemplo, em vez de ser feita por panfletos impressos, pode ser realizada digitalmente com o uso das redes sociais na internet, aplicativos para celulares, e-mail, entre outras plataformas.

Por que a sustentabilidade empresarial deve ser aplicada em eventos corporativos?

Essas e outras práticas devem ser aplicadas em eventos corporativos e nos processos do empreendimento de um modo geral. Isso porque as organizações que adotam a sustentabilidade empresarial como cultura e política tendem a ganhar certificações que conferem valores preciosos, geralmente calculados no Retorno Sobre Investimentos (ROI).

Um deles é a imagem construída socialmente de maneira positiva junto à mídia e à sociedade. Outro tem a ver com a redução de gastos que as práticas sustentáveis rendem aos cofres da empresa. E o mais importante, contribuir na preservação da natureza, do espaço urbano e rural e garantir o bem-estar das pessoas são ações que farão a diferença no mundo, sobretudo para as gerações futuras.

Mais do que aumentar a lucratividade do seu negócio e promover a imagem por meio de campanhas de marketing, a sustentabilidade empresarial beneficia a humanidade, o meio ambiente e a economia de um modo geral.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você e gostaríamos, também, de contribuir ainda mais com a organização dos eventos de sua empresa indicando a leitura dos artigos da Click da Foto!