Tem o sonho de um casamento ao ar livre? Saiba como não errar!

Em um país tropical e cheio de belezas naturais, optar pelo casamento ao ar livre é uma excelente oportunidade de realizar uma bela cerimônia e, ainda, fugir do óbvio.

Além disso, seja durante o dia, sob o céu azul, ou à noite, com a lua ao fundo, esse tipo de evento produz ótimas fotografias, agrada diversos estilos e cria um clima muito especial e romântico.

Dessa forma, escolher casar ao ar livre tem inúmeras vantagens. Há a decoração mais natural, o horário mais flexível e contato com a natureza, tornando a celebração ainda mais agradável para todos, os trajes e o buffet, que pedem opções mais leves e descontraídas, entre outros itens.

Por outro lado, qualquer evento nesse estilo, a céu aberto, pede certos cuidados específicos, a fim de que imprevistos não atrapalhem a festa e transformem esse momento único em um pesadelo.

Se o seu sonho é esse tipo de celebração, veja as principais dicas para realizar um casamento perfeito e inesquecível!

Vantagens do casamento ao ar livre

Casar a céu aberto cria inúmeras chances de guardar para sempre, na lembrança, um dia de muitos momentos especiais e significativos. Não é à toa que essa é uma das celebrações tendências para 2018, sendo a preferência de noivas que desejam unir elegância e jovialidade.

Além disso, como já dissemos, há muitas vantagens de casar ao ar livre, começando pelo fato de que a beleza da festa é natural, tornando o ambiente e a sensação mágica e tranquila.

Veja os principais pontos a favor de realizar esse tipo de cerimônia.

Horário mais cedo

Para aproveitar a luz do dia e o cenário de belezas naturais, muitos noivos optam por marcar o casamento cedo, às 11h, próximo às 17h (no inverno) ou às 19h (durante o verão).

Assim, dá para realizar o casamento sem o sol muito quente, e também no entardecer, aproveitando o pôr do sol como elemento de contemplação durante a cerimônia.

Fotografias com a luz perfeita

Aqui, nem precisa de muita explicação, certo? É só observar fotos de casamentos ao ar livre, de amigos ou em revistas famosas, para ter certeza de que a celebração ao céu aberto produz, naturalmente, fotografias dignas de premiações.

Basta contratar uma boa equipe de filmagem e fotografia para aguardar um resultado exuberante e emocionante do seu casamento!

Decoração com muitas flores

Se você é do tipo que ama flores, essa celebração foi feita para você! Afinal, o casamento ao ar livre não tem muitas regras de decoração, apenas que tenha muitas flores, de preferência bem coloridas e naturais.

Geralmente, os demais itens da decoração nesse estilo de casamento variam entre o rústico, vintage e boho chic, que são os que mais combinam com o ambiente rodeado de muito verde.

Outra dica é complementar a decoração com velas ou lanternas, caso a cerimônia aconteça no fim de tarde, adentrando a noite. As luzes darão um toque especial ao local e surpreenderão os convidados.

Buffet mais leve

É comum que casamentos a céu aberto sejam realizados em dias quentes ou com um clima mais ameno, o que pede um cardápio mais leve.

Dessa forma, os noivos podem optar por almoços e jantares, brunchs ou coquetéis, mas, de modo geral, risotos, saladas diferenciadas, frutas e canapés são ótimas opções para o buffet.

Quanto às bebidas, além das tradicionais — vinho, cerveja e champagne — podem ser oferecidos coquetéis de frutas, sucos e águas aromatizadas. Não se esqueça que a celebração durante o dia pede mais opções para manter a hidratação dos convidados.

Vestido de noiva diferenciado

O vestido de noiva é das surpresas mais aguardadas do casamento. Todo mundo quer vislumbrar a grande protagonista da festa e, por isso, o modelo deve ser bem escolhido, estando adequado ao local e estilo do evento.

Por isso, o casamento ao ar livre pede vestidos fluidos, feitos de tecidos mais leves e menos rebuscado. Procure vestidos sem muitos detalhes e volume, dando preferência às linhas mais naturais e descontraídas.

O comprimento pode ser longo ou curto e, dependendo do estilo da noiva e da festa, permite rendas, fendas e até decotes mais sutis. Você também pode dar um toque diferente à composição, utilizando uma linda coroa de flores naturais.

Cuidados na hora de realizar o casamento ao ar livre

Apesar de todas as vantagens de realizar um casamento sob um sol maravilhoso ou as estrelas, é preciso estar atento a certos fatores que podem prejudicar o grande dia.

Veja, a seguir, os principais cuidados necessários para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Preste atenção na data

O primeiro passo que deve ser analisado ao se pensar em um casamento é a escolha da data. O ideal é definir com um ano de antecedência para planejar o evento com tranquilidade.

No caso de celebrações ao ar livre, é essencial levar em consideração o clima. Como a temperatura varia muito de uma região para a outra, pesquise as épocas de chuva e calor excessivo e opte por datas em que o clima está mais agradável, sem risco de vento, chuva, frio ou calor abundantes.

Escolha o lugar apropriado

Casar-se em local aberto não significa, necessariamente, realizar o evento na praia. Você pode fazer a celebração em um sítio, na montanha, em um vinhedo.

Ao escolher o lugar, pense em perguntas como: os convidados terão fácil acesso? Há muito barulho no entorno? Dá para alocar, com facilidade e conforto, as pessoas, os alimentos e bebidas e demais estruturas, como som e banheiros móveis (quando necessário)?

Tenha um plano B

Para que os imprevistos não estraguem qualquer evento, é sempre bom ter um plano B na manga. Em se tratando de eventos ao ar livre, esse fator torna-se parte fundamental do planejamento.

O principal obstáculo, nesse sentido, é a mudança de tempo com a ocorrência de frio e chuva, mesmo durante as estações mais quentes. Por isso, escolha locais onde há opção de cobrir com uma tenda, por exemplo. O mesmo vale para se proteger do sol, se o casamento for de dia.

Informe o traje dos convidados

Não há nada mais desconfortável e deselegante do que estar vestido fora de contexto, sobretudo em um casamento. Por isso, para o bem dos convidados e das suas fotos, coloque no convite informações como traje adequado, estilo do local (e festa) e temperatura prevista.

Aproveite que a celebração é ao ar livre e eleja um dress code mais descontraído e criativo. Abuse de cores e, se for o estilo do casal, dispense os sapatos de vocês e dos padrinhos, durante a cerimônia.

Surpreenda seus convidados

Aproveitando esse clima original e jovial do casamento ao ar livre, surpreenda seus convidados com lembranças diferentes e inesquecíveis. Vale, por exemplo, colocar totens fotográficos, ou cabines de fotos, aproveitando a magia do cenário natural do local.

Essa é uma tendência crescente em diversos tipos de eventos e que se torna, também, uma forma simples e divertida de registrar esse momento tão especial da vida de vocês.

Outra dica é presentear os convidados com mantas, já que alguns ambientes ficam mais frios ao cair do dia, e chinelos personalizados, para o momento da festa.

Tenha uma boa estrutura

Assim como o plano B, é fundamental observar e estudar a estrutura necessária para um casamento ao ar livre. Diferente de locais fechados, geralmente lugares a céu aberto não têm uma logística fixa para iluminação, som, estoque seguro de bebidas e comidas.

Se for preciso, peça ajuda a assessoria especializada, que já tenha experiência no assunto.

Contrate uma equipe de som experiente

Não importa se o casal optou por DJ ou uma banda, o fundamental é que a equipe de sonorização tenha experiência nesse tipo de evento. Afinal, ao ar livre, são muitas “interferências” externas, como vento, barulhos de pássaros, de ondas batendo, no caso de praia.

Além disso, deve haver um plano de emergência caso chova, para que o material não seja danificado ou dê problema em plena celebração.

Seguindo todas essas dicas, com certeza, você conseguirá realizar um casamento ao ar livre dos seus sonhos! Aproveite os lugares mágicos espalhados pelos quatro cantos do nosso país e torne o seu dia uma inspiração de beleza e criatividade!

Gostou do artigo? Já escolheu seu penteado para o grande dia? Leia mais essa dica nesse nosso post!