Vai casar? Conheça as principais flores para decoração de casamento

É fato: toda noiva deseja que seu grande dia seja o mais deslumbrante de todos. Contudo, para criar o evento perfeito, é necessário um longo processo de preparação envolvendo os mínimos detalhes, que vão desde a procura pelo vestido ideal até a escolha das flores para decoração de casamento.

As flores usadas em matrimônios conseguem embelezar a cerimônia e são sinônimo de requinte e sofisticação, no entanto, escolher as ideais pode ser complicado — afinal, é fácil se perder em meio a tantas opções, cada qual com suas cores, formatos e beleza própria.

Foi justamente pensando nisso que preparamos este post. Nele, você conhecerá 8 tipos de flores que podem ser usadas na decoração do seu casamento. Confira!

Rosas nacionais e importadas

As rosas são as flores mais clássicas para a decoração do casamento, simbolizando o amor, a paixão e o carinho entre o casal. Existem dezenas de espécies da planta no mundo, mas todas são conhecidas pelo romantismo que transmitem e pelo perfume inconfundível.

Elas são encontradas em diversas cores e, apesar de a rosa nativa brasileira ser bastante popular, algumas espécies importadas ganham cada vez mais destaque. Esse é o caso, por exemplo, da rosa colombiana, que ganhou fama por sua cor intensa, sua grande durabilidade e, principalmente, pelo seu tamanho incomum — com diâmetro de até 11 centímetros.

Copo-de-leite

Com pétalas aveludadas e formato exótico, o copo-de-leite  também conhecido como calla — traz um toque de sofisticação e modernidade à decoração do casamento. Muito utilizada em buquês de noivas, a flor tem esse nome peculiar por ter a forma semelhante a um copo. Sua cor é branca, mas, por meio de técnicas de reprodução, foram criadas variedades diferentes, como a calla negra e a calla rosa.

É uma flor que gosta de temperaturas mais baixas, apesar de se adaptar bem ao clima tropical. Ela tem também um significado bastante especial: a pureza. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais é tão usada em casamentos, simbolizando a santidade dessa união.

Flor de alho

À primeira vista, pode parecer um tanto estranho utilizar a flor de alho na decoração do casamento. No entanto, você não deve se deixar enganar pelo nome, pois, trata-se de uma das flores mais charmosas da natureza. Ela é bastante versátil em termos de decoração, podendo ser usada tanto sozinha e sem folhagem quanto em conjunto com outras plantas.

Encontrada principalmente entre o final da primavera e o início do verão, a flor de alho tem coloração lilás, rosa ou branca. Sua característica mais marcante, no entanto, está no formato: ela se desponta em pequenos pompons, formando um lindo buquê de flores estreladas.

Orquídeas

As orquídeas são, sem dúvida alguma, umas das flores mais versáteis da natureza  e isso se deve ao grande número de espécies diferentes da planta. Esse mesmo motivo faz com elas sejam amplamente utilizadas em decorações, pois, oferecem várias possibilidades e combinam com todos os estilos de casamento, desde os mais tradicionais até os mais modernos.

Os diversos tipos de orquídeas apresentam características diferentes, que variam de acordo com a espécie. Elas podem ser encontradas nas cores rosa, lilás, amarelo, branco, entre outras. Contudo, todas trazem elegância e delicadeza, agregando um deslumbrante ar de sofisticação à decoração do casamento.

Gérberas

Coloridas e charmosas, as gérberas são ideais para casamentos ao ar livre e trazem um toque de delicadeza à ocasião. Essas flores podem ser encontradas o ano inteiro, mas o ápice do seu florescimento ocorre durante a primavera e o verão. Curiosamente, seu nome é uma homenagem ao naturalista alemão Traugott Gerber, responsável por descobrir a planta.

Outro aspecto interessante é que a gérbera faz parte da mesma família do girassol e da margarida — flores com as quais apresenta algumas semelhanças. Em relação às cores, as gérberas são versáteis e apresentam mais de 20 opções — que incluem vermelho, rosa, laranja, amarelo e branco.

Gipsófilas

Pequeninas e delicadas, as gipsófilas — popularmente conhecidas como mosquitinho ou véu de noiva  combinam com diversos tipos de casamento. Apesar de serem belas sozinhas, elas são muito usadas como complementos para arranjos e buquês compostos por plantas maiores e mais coloridas.

Essa flor de beleza rústica pode ser encontrada durante o ano todo e, apesar de ser mais conhecida em sua cor branca, também é possível adquiri-la na tonalidade rosa. No entanto, uma de suas características que mais chama a atenção é a forma delicada de seus ramos, que parecem um arbusto cheio de inúmeras flores pequeninas.

Tulipas

Extremamente nobres e elegantes, as tulipas são umas das flores mais queridas pelos casais e aparecem tanto na decoração das mesas do buffet do casamento quanto nos buquês das noivas. Muito populares na Holanda, elas possuem pétalas macias e resistentes, que mantêm seu característico formato de taça.

Graças aos diferentes cruzamentos genéticos, existem atualmente tulipas de várias tonalidades. Entre elas, se destacam as brancas, amarelas, rosas, roxas e vermelhas. Curiosamente, a flor tem o significado de amor-perfeito, mas costuma receber outras simbolizações de acordo com suas cores  como a vermelha, que representa o amor verdadeiro, e a roxa, que simboliza a paixão.

Lírios

Perfeitos para decorações mais nobres, os famosos lírios apresentam um formato exuberante e um perfume irresistível. Essa flor, repleta de mistério e magia, faz parte da história da humanidade, sendo mencionada até na Bíblia. Pureza, castidade, amor eterno e delicadeza são os principais significados atribuídos à planta.

Existem várias espécies de lírios. Entre elas, se destacam os Lírios Orientais, com flores grandes e muito perfume, e os Lírios Asiáticos, com flores pequenas e praticamente sem perfume. A flor pode ser encontrada em diversas cores, como branco, amarelo, lilás e laranja.

Pronto! Agora você já conhece as flores para decoração de casamento mais belas e tradicionais. Contudo, para fazer a melhor escolha, lembre-se de considerar o estilo da cerimônia, a época do ano, o horário e o local do matrimônio  afinal, esses fatores influenciam diretamente na disponibilidade, qualidade, durabilidade e até no preço das plantas.

E aí, gostou do conteúdo e quer saber ainda mais sobre o universo dos casamentos? Então, leia o próximo post e descubra 5 dicas para escolher o vestido de noiva!