Você sabe como fazer a decoração de eventos corporativos? Veja!

Estimular conexões entre os colaboradores da empresa, motivar funcionários e promover um momento de descontração são os principais motivos que fazem dos eventos corporativos uma boa opção. Na hora de a equipe de recursos humanos ou do marketing começar a planejá-lo, é importante considerar algumas dicas de decoração de eventos corporativos.

Alguns deles podem ser destinados ao público externo, como congressos e convenções, focados em crescimento intelectual dos envolvidos, confraternizações da empresa e até aniversariantes do mês. Uma ótima ocasião para atrair os holofotes para o seu negócio é o lançamento de algum produto ou serviço.

Com um evento bem decorado, você consegue aumentar os resultados de qualquer benefício. Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas de decoração para os eventos corporativos. Confira!

Utilize as cores que lembram sua identidade visual

Um evento corporativo precisa relacionar sua empresa com a decoração. Para isso, você não precisa necessariamente espalhar sua marca por todos os painéis e pilastras. Ela deve estar presente, mas use-a com moderação.

Uma forma de remeter a sua empresa é utilizar a paleta de cores da sua identidade visual. Considere, também, que cada cor desperta uma emoção e impressão nas pessoas. Pode acontecer de a identidade visual não casar muito bem com a proposta do evento.

Por isso, é importante considerar outros pontos antes de escolher as cores apenas a partir da sua identidade. Alguns tons tranquilizam, outros excitam. Já algumas cores são reconhecidas por darem uma sensação de sofisticação, como preto, prata, azul-marinho e dourado.

Aposte na tecnologia e na interatividade

Quando organizamos um evento, nosso principal desejo é que as pessoas continuem a falar sobre ele nas semanas seguintes. Como fazer isso? É preciso pensar fora da caixa, ser criativo e conhecer as tendências para encantar seu público.

Com o auxílio da tecnologia, você consegue promover opções que vão marcar a experiência de quem estiver por lá. Alguns exemplos do que pode ser utilizado na cenografia são:

  • Videomapping;
  • realidade virtual;
  • aplicativos.

O videomapping se trata de projeções audiovisuais feitas em áreas externas, geralmente em paredes e fachadas. Ele pode ser utilizado de diversas formas, desde a demonstração de produtos e serviços novos até a reprodução de clipes.

A realidade virtual é uma tendência e pode ser utilizada, também, em eventos. Com óculos especiais, é possível levar o convidado a outro lugar e interagir com o que você quiser.

Já os aplicativos podem oferecer diversos serviços aos convidados, como o mapa para chegar até o local, confirmação de presença, realizar sorteios etc. Em eventos grandes, eles também são úteis para informar sobre a programação e a localização de banheiros e alimentação, por exemplo. Essas possibilidades, no entanto, devem ser coerentes com a proposta do seu evento.

Se a festa tiver um apelo mais informal, como a confraternização de fim de ano, vale a pena providenciar atrações que estimulem a integração entre os convidados. Um karaokê, totens para fotografias e jogos são boas opções. Tudo isso deve ser integrado com boas peças decorativas.

Invista em uma iluminação criativa

Assim como as cores, a iluminação é fundamental em uma decoração de eventos corporativos. Ela serve para ampliar ambientes e dar sensação de acolhimento. Tudo depende do que seus convidados vão precisar. Ambientes claros são ideais para conferências e eventos menos descontraídos.

No caso dos eventos informais, que devem estimular o relaxamento, aposte em luzes indiretas. Já os jogos de luz com movimentos deixam os convidados mais animados. Entre algumas tendências estão as instalações de luz com tema industrial, como arandelas.

É preciso ter atenção aos fios da iluminação, que deixam qualquer evento com ar de desleixo. Para disfarçá-los, você pode usar o auxílio dos móveis, cortinas, fitas e carpetes.

Tudo isso faz diferença nas emoções dos seus convidados. A decoração, a música ambiente a iluminação alteram muito nosso estado de espírito. Se houver algum problema grave com esses pontos, é provável que o desânimo seja contagioso. Por isso, fique atento e se pergunte se as escolhas que está fazendo vão garantir a emoção que você quer.

Alugue mobiliário diferenciado

O tipo de móvel que você deve utilizar precisa ser coerente com o público e a proposta do evento. Um público mais velho, sofisticado e conservador pede móveis mais luxuosos. Já um público jovem e criativo vai curtir um mobiliário mais moderno.

Independentemente do estilo, é preciso se diferenciar. Isso vai ajudar bastante a deixar seu evento na memória dos seus convidados. Poltronas confortáveis e com um design arrojado são ótimas opções. Para isso, escolha bons fornecedores.

Mas não é só os móveis que influenciam em uma boa cenografia. Eles também precisam estar bem distribuídos, adequados aos caminhos por onde o fluxo de movimentação de pessoas é maior.

Defina um tema

Todas essas dicas só fazem sentido se elas têm uma unidade. Para isso, defina um tema para seu evento. Isso ajuda bastante na hora de fazer boas escolhas. O tema vai orientar as cores, luzes e móveis. Além disso, ele também vai definir como a interatividade pode ser utilizada.

Imagine que você vai organizar um evento para uma empresa que vai lançar uma linha de cosméticos orgânicos e sem matéria-prima animal. O tema não precisa ser explícito, mas ele é relacionado à sustentabilidade.

Por isso, decore a festa com cores que remetem a essa prática, como branco e verde. Se a empresa está comemorando um aniversário de 15 anos, por exemplo, você pode brincar com referências às debutantes e, por que não, cantar um parabéns?

Essas escolhas na hora da decoração precisam ser feitas a partir de um planejamento do evento. É importante saber o tipo dele, determinar o local, escolher o porte e definir estratégias para a divulgação. Além disso, o orçamento disponível faz diferença na decoração. Com boas escolhas, você consegue dar sentido ao evento.

Agora, você já conhece algumas tendências de decoração de eventos corporativos. Faça referências à empresa com as cores, seja criativo na hora de escolher os tipos de iluminação, dos móveis e aposte na tecnologia como diferencial. Se os convidados perceberem que tudo foi feito com capricho e dedicação, é provável que eles tenham boas lembranças daquelas horas!

Gostou das nossas dicas? O que acha de seguir nossos perfis no Facebook Instagram e ficar atualizado?