Quer saber como se destacar no trabalho? Confira nossas 7 dicas!

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e se destacar na empresa tornou-se o objetivo almejado por todo profissional que visa o crescimento. Quem não deseja manter o emprego e, além disso, angariar oportunidades de promoção para dar um salto na carreira, não é mesmo?

Ora, em um país onde o desemprego atinge 13,7 milhões de pessoas atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse objetivo não poderia ser diferente. São muitos candidatos disputando poucas vagas e ter um bom perfil profissional é requisito indispensável para conseguir destaque.

Por isso, é importante aprender como se destacar no trabalho e conquistar excelentes posições na empresa em que trabalha, diante de um cenário complexo e desanimador — em virtude da recessão econômica e do desemprego expressivo. Ficou interessado? Acompanhe os tópicos seguintes e boa leitura!

1. Produza resultados satisfatórios

Ninguém escapa dos resultados, desde o diretor até o segurança da empresa. A partir do momento que você é contratado para desempenhar determinada função, espera-se que atinja metas e conceda algum retorno produtivo, seja ele qual for — depende de sua profissão e do ramo de atuação da corporação na qual atua.

É importante saber trabalhar com essa pressão, de modo a não se intimidar pelos desafios e, também, não se acomodar com a mesmice. Encontrar o equilíbrio significa concentrar-se no que tem competência para fazer, buscar sempre a excelência, não temer o fracasso e tampouco se preocupar com ele.

2. Mantenha-se sempre atualizado

Concluir uma graduação, especializar-se e depois? Continue a estudar! Não é preciso estar formalmente matriculado em uma instituição de ensino para se manter atualizado acerca de sua profissão e das novidades do mercado no qual está inserida a empresa em que você trabalha.

Estudar e manter-se atualizado significa ser leitor voraz de livros, revistas, artigos e sites. Seja conteúdo sobre assuntos gerais, notícias ou literatura profissional específica, a leitura é um hábito fundamental para quem busca destaque. Entre os benefícios dessa prática podemos considerar a melhora na criatividade, vocabulário e comunicação.

Cursos e congressos

A participação em cursos e congressos é outra importante iniciativa para buscar conhecimento e manter-se atualizado. Em capacitações, é possível aprender e desenvolver competências. Já em eventos de exposição de ideias, palestras e trabalhos, há a chance de conhecer novidades e fazer contatos com outros profissionais.

Trabalhadores que demonstram interesse em conhecimento e crescimento são muito bem avaliados pela maioria das empresas. Portanto, fique atento às oportunidades que surgirem, seja uma palestra, treinamento, viagem, atividade cultural ou qualquer evento promovido pela companhia.

3. Estipule metas

Precisamos reconhecer que a palavra “sucesso” é subjetiva, ou seja, cada pessoa tem uma percepção do seu significado. Para alguns, ser bem-sucedido é conquistar um cargo de diretoria na empresa e ter um alto salário. Já para outros, pode representar ocupar o mesmo cargo por longos anos e ser reconhecido como autoridade no setor.

Nesse post, entendemos o sucesso profissional como uma condição na qual o trabalhador alcance destaque — seja em forma de aumento salarial, reconhecimento e promoção de cargo, ou tudo isso junto. Independentemente de qual seja o seu objetivo específico, é fundamental que você formule metas e trace caminhos para alcançá-las.

Quando colocamos no papel aonde queremos chegar, fica mais fácil identificar quais são as principais dificuldades que surgirão e o que será preciso fazer para superá-las. Dessa forma, é possível também analisar se a meta é alcançável, ou se vale muito a pena o esforço para atingí-la.

4. Desenvolva novas competências

Nada nesse mundo é estático e mutável, pelo contrário. No universo do trabalho, com os avanços tecnológicos, essa realidade é ainda mais agressiva, o que exige de todos os profissionais flexibilidade e busca por novas competências. Já falamos um pouco sobre a importância de se manter atualizado, certo?

Basta pensarmos em como as máquinas substituíram o trabalho humano em inúmeros segmentos da produção. No entanto, se tal forma de atuação sofreu alteração em seus processos, cabe a nós procurarmos competências compatíveis com tais mutações. Caso contrário, a tendência é que fiquemos para trás.

5. Cuide da própria imagem

No mundo atual — conhecido como era da informação e do marketing —, nossa imagem é o que temos de mais valioso no universo de trabalho. Preserve sua reputação com uma boa postura no meio corporativo, construída com trabalho sério, respeito, dedicação, ética e competência.

Quantos profissionais talentosos já foram prejudicados por que tiveram a imagem manchada em função de fofoca, postura inadequada, brincadeira de mau gosto ou qualquer outra atitude que feriu a ética? Muitos, não? Portanto, para ter destaque e conquistar respeito, é necessário cuidar da reputação.

Redes sociais

Isso implica usar corretamente as redes sociais na internet. Muitas pessoas são demitidas de seus empregos ou sequer são contratadas pelo que publicam em suas páginas, cuja visibilidade é alta e interfere na construção da imagem profissional. Por mais que a liberdade de expressão seja um direito, é importante ter cuidado, não é verdade?

6. Escreva e fale bem

A boa comunicação é imprescindível para qualquer profissional que pretende se destacar na empresa. Independente de sua formação, escrever e falar com fluência, respeitando a norma culta do idioma, faz parte da lista de competências necessárias.

Vale reconhecer que a escrita, principalmente, é uma atividade que muitas pessoas apresentam dificuldades. Além de aprimorar o hábito de leitura, participar de oficinas e cursos de redação é uma excelente alternativa, mesmo para aqueles que acreditam mandar bem com as palavras.

7. Cultive bons relacionamentos no trabalho

Já ouviu dizer que o mundo é pequeno? Essa expressão diz respeito ao fato de encontrarmos pessoas que jamais imaginamos que veríamos novamente. Por isso, entrar e sair pela porta da frente de qualquer lugar é fundamental. Fora o benefício de fazer boas amizades que o ambiente corporativo proporciona.

Profissional algum chega ao sucesso sozinho por si só. Vivemos em sociedade e precisamos uns dos outros para atingirmos objetivos, concorda? Então, cultive boas amizades, estreite os laços e faça bons amigos e colegas. Tenha certeza que, dessa forma, não lhe faltarão oportunidades.

Aplicar essas dicas de como se destacar no trabalho na sua rotina podem fazer muito pela sua carreira. Afinal, o sucesso profissional proporciona bons caminhos para se ter qualidade de vida. Mais que os altos salários, o mais interessante disso é a satisfação de ser reconhecido pelo seu bom desempenho.

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