É preciso ir além do foco no cliente. Mas como?

O mantra de todas as empresas para conquistar e fidelizar consumidores nos últimos anos tem sido o foco no cliente. Pode-se ver isso escrito nos crachás, paredes das empresas, slogan de convenção de vendas, campanhas de incentivo para equipes internas e, embora muitas afirmem que esse princípio reflete a realidade da empresa, ainda são poucas as que realmente conseguem implementá-lo com sucesso e de forma genuína em toda a organização.

A notícia para as empresas que ainda não conseguiram realmente colocar o cliente no centro é que, agora, terão que ampliar um pouco mais o olhar, caso realmente queiram conquistá-los e fidelizá-los. Mais do que colocar o cliente no centro, agora é preciso colocar a vida no centro. Em um excelente relatório produzido recentemente pela Accenture, há a explicação: já passamos pela era das empresas centradas no produto, estamos deixando a era centrada no cliente e, agora, estamos indo para a era da vida no centro.

Talvez você pense: “Mas isso é como se eu criasse um ecossistema com foco no cliente, não tem nenhuma novidade”. Mas há, sim, quando se coloca um olhar humano para esta nova era. Ou seja, não basta pensar em todas as “soluções” que podem atender aos clientes nos seus diferentes momentos de experiência ou consumo com a marca, mas pensar em entregar soluções humanizadas.

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Um exemplo que mostra muito bem isso, é a rede de supermercado Holandês Jumbo, que criou um “caixa com conversa” para ajudar a combater a solidão dos clientes idosos que frequentam as suas lojas. Uma rede de varejo que pensa dessa forma demonstra ter um olhar muito mais amplo do cliente: ela não pensa apenas em soluções para impactá-lo no momento da compra, mas quer impactar a vida dele, para que possa usar as suas soluções no momento da compra. Pensar desta forma muda tudo!

Enquanto muitos supermercados estão investindo massivamente em self-checkouts para diminuir custo e agilizar o processo de compra, o Jumbo vai na contramão criando um caixa lento! Só foi possível identificar esta necessidade porque seu olhar foi além do foco no cliente, ou seja, além do momento de uso do seu produto, para focar na vida do cliente e identificar uma dor maior que, em um primeiro olhar, não era solucionada pela empresa, de nenhuma forma. O projeto deu tão certo que, hoje, as 200 filiais possuem um caixa com conversa.

Não é fácil pensar em ajustar o negócio para essa mentalidade quando muitas empresas ainda estão sofrendo para conseguir mudar a mentalidade para foco no cliente. Porém, é necessário começar a pensar sobre o tema. Mas como fazer isso? É preciso ter um olhar mais humanizado para a vida do shopper, tentando compreender não apenas o comportamento dele no momento da compra e oferecendo soluções técnicas ou ferramentas para tirar fricções, mas olhando para ele como ser humano, identificando todos os problemas que, de alguma forma, seu negócio poderia ajudar a minimizar ou resolver.

Uma pesquisa do Google analisou 5 mil jornadas de compras digitais e concluiu que todas são diferentes umas das outras. Isso torna a tarefa de criar jornadas personalizadas por consumidor quase impossível mas, se conseguirmos ter um olhar mais amplo do cliente, talvez seja possível encontrar pontos de sinergia na vida dele, de forma a permitir criar ações ao longo da jornada que atendam a um grupo maior de pessoas e, assim, fidelizar o grupo ao seu negócio.

Vida no centro é ter um olhar para a pessoa como ser humano e não apenas no momento em que está comprando ou usando o seu produto.

O mesmo conceito deve ser pensado com os colaboradores, e o endomarketing faz todo a diferença.

Endomarketing: descubra o que é e como implementar

As ações de endomarketing ajudam a engajar seus colaboradores, a melhorar o clima organizacional e a reter os talentos da sua empresa.

As pessoas que trabalham em uma empresa são o que há de mais importante. É por isso que o endomarketing é tão importante quanto qualquer outra estratégia de marketing.

Endomarketing, ou Marketing Interno, visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Entre elas estão eventos, campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores.

São os colaboradores que fazem o produto que gera o lucro. São eles que se relacionam com os clientes que consomem o produto. Também são eles que utilizam os insumos e realizam os processos da empresa. Ou seja, quem tem o potencial de reduzir os custos, aumentar a eficiência, melhorar as vendas, fidelizar os clientes e aumentar o lucro final são seus funcionários.

Então, investir em estratégias de marketing para o público interno é muito importante.

Estamos presentes em diversos eventos internos, palestras, workshops, cafés da manhã e outros eventos motivacionais voltados para o público interno costumam trazer ótimos resultados, elaboramos Foto Lembrança Instantânea ou diversos brindes fotográficos com produtos criativos, divertidos e irreverentes, nossa equipe vai até você, com a nossa cabine de fotos e proporciona fotos ilimitadas impressas  ou brinde feitos na hora para seus colaboradores, nossa equipe permanece durante todo evento, entretendo e orientando, Gostou?

O objetivo desse encontro varia a cada mês, mas com certeza registrar esses momentos com fotos lembranças será uma estratégia é importante para diminuir a competitividade e melhorar o clima organizacional, estimulando um ambiente colaborativo.

A Fábrika de Eventos é especializada em estar no melhores evento de endomarketing de empresas de grande porte, e também nas pequenas empresas, devido o custo benéficos e sua diversidade de serviços como: 

Cabine de Fotos ,  360 Graus , Totem Fotográfico ,  vídeo 360⁰ em Plataforma giratória com tecnologia Apple, Espelho Mágico Interativo , Cabine Fashion Click    , Foto lembrança , Monóculo 

Foto Lembrança VIP, #hastag Instagram, Tecnologia Chroma Key, entre outros.

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