Marketing Viral

O Marketing viral é o famoso boca a boca, onde uma ação feita por determinada marca é compartilhada por várias pessoas, o seu principal objetivo é aumentar o conhecimento de uma marca de forma rápida, com o processo parecido de uma epidemia.

Um exemplo recente de marketing viral, foi o vídeo da Nissan, com os pôneis malditos, que fez um enorme sucesso, todos compartilhavam o vídeo e ficavam com a música na cabeça. “Pôneis malditos, pôneis malditos…” Hoje com as rede sociais no auge, esse efeito boca a boca foi reforçado, se algo está chamando a atenção das pessoas, as redes sociais são os principais canais de compartilhamentos e comentários.

Criar uma campanha de marketing viral, não é tarefa fácil, exige criatividade e entendimento do seu público alvo, como em qualquer ação. Essa ferramenta é muito importante e não deve ser deixada de lado, o que precisa é fazer um planejamento bem estruturado para que os resultados sejam os mais positivos possíveis. Muitas marcas podem ganhar uma visibilidade positiva ou até mesmo negativa, dependendo da ação que realizam.

Há pouco tempo a Nokia criou a campanha, “Perdi meu amor na Balada”, no começo muitas pessoas se mobilizaram, acreditaram na história contada pelo homem que tinha perdido seu amor na balada, depois que foi revelado que se tratava de uma campanha publicitária, as pessoas se decepcionaram e alguns se revoltaram com a marca. Surgiram comentários ruins sobre a marca, e a ação possivelmente não teve os resultados esperados pela empresa.