O que é Marketing de Guerrilha?

O termo Marketing de Guerrilha é originado da guerrilha bélica. É um tipo de guerra não convencional, onde o principal objetivo é impor suas ideias, excluindo seus concorrentes.

Diariamente estamos sujeitos a milhares de mensagens publicitárias, quando acordamos e escovamos o dente, já vemos a marca do creme dental, quando trocamos a roupa, a marca dela e assim por diante, a publicidade está por toda parte, não tem como fugir.

O Marketing de Guerrilha tem ações que fogem do tradicional, geralmente você nem percebe que é uma estratégia de marketing, quando vê uma delas. São estratégias de pouco investimento, mas com um impacto enorme, atraindo mídia espontânea.

O diferencial destas ações de marketing, é que tudo está acontecendo sem parecer que é uma propaganda, o objetivo é deixar as pessoas intrigadas, se perguntando se aquilo realmente está acontecendo?!

Se pensarmos pelo lado ético das coisas, essa não parece ser a estratégia mais correta de marketing, pois o consumidor não sabe que está sofrendo influência de uma determinada marca, serviço ou produto. Mas enfim, quem somos nós para falar o que está certo ou errado, não é mesmo? Inovação é a palavra chave, é preciso sempre inovar e respeitar o público a quem a ação está sendo destinada e consumidores em geral.

Veja exemplos: